Para comemorar seu primeiro centenário em abril, a Portela, detentora de 22 títulos, contou sua própria história na Sapucaí na segunda-feira (20), com o enredo “Azul que vem do infinito”.
O desfile da Portela começou com drones iluminados desenhando uma águia, símbolo da escola, no céu. Em seguida, eles escreveram “Portela” e os nomes de personalidades que fizeram parte da agremiação, como Paulo Portela, o fundador, Natal da Portela, Clara Nunes, Candeia, Monarco e a porta-bandeira Dodô.
Durante a apresentação, a Portela enfrentou dois momentos de tensão. Com pouco mais de meia hora de desfile, os integrantes tiveram dificuldade em manter o terceiro carro, “Carnavais de guerra”, em linha reta, deixando um buraco na avenida. O último carro, “O céu de Madureira é mais bonito”, também apresentou dificuldades e precisou ser empurrado pelos componentes da escola para seguir adiante.
O primeiro carro alegórico da Portela, intitulado “Deu águia, a majestade”, contou com a presença de diversos portelenses ilustres, como Tia Surica, Paulinho da Viola, Zeca Pagodinho e Diogo Nogueira, além da Velha Guarda da escola.
Foi retratada na primeira parte do desfile a história do início da Portela através dos olhos de Paulo da Portela, interpretado pelo ator Ícaro Silva. Paulo fundou o bloco “Ouro no Azul” em Oswaldo Cruz e mais tarde se juntou a Antônio Caetano e Paulo Rufino para criar o “Conjunto Carnavalesco Oswaldo Cruz”, que se tornou a escola de samba Portela.
Os próximos atos do desfile apresentaram a perspectiva de figuras importantes da história da Portela, como Dodô, a porta-bandeira que conquistou 21 títulos, Natal da Portela, o primeiro patrono, e os compositores Monarco e David Corrêa, que são os maiores vencedores de sambas da escola.
As alas do desfile rememoraram alguns dos enredos mais marcantes da escola, incluindo “Brasil glorioso”, “Alvorada do novo mundo”, “Honra ao mérito”, “Seis datas magnas” e “Hoje tem marmelada”, este último campeão em 1980.
A participação de antigas rainhas de bateria foi um dos destaques do desfile, com Bianca Monteiro dividindo a coroa com outras figuras marcantes como Luiza Brunet, Sheron Menezzes, Adriane Galisteu e Edcléia Neves, que já ocuparam o posto de destaque na bateria da escola em anos anteriores.