Em resposta aos persistentes temporais que assolam o estado do Rio Grande do Sul desde o início da semana, a prefeitura de Porto Alegre deu início, nesta quinta-feira (2), ao fechamento das comportas de segurança do Cais Mauá. O processo teve início nos portões 3 e 4, localizados na altura do pórtico central.
A decisão, tomada em conjunto com os órgãos de pronta-resposta no Centro Integrado de Coordenação de Serviços, foi fundamentada nas previsões de aumento do nível do Rio Guaíba nos próximos dias.
Os últimos registros apontam uma medição de 2,63 metros às 6h15 no Cais Mauá, onde a cota de alerta é de 2,5 metros, enquanto a cota de inundação situa-se em 3 metros.
Já na região das Ilhas, consideravelmente mais baixa, a medição mais recente indicou 2,18 metros às 6h30. Nessa área, a cota de alerta é de 2 metros, e a de inundação, 2,20 metros.
A prefeitura anunciou que a região também será alvo de medidas nas próximas horas.
Alerta de Cheia Iminente
A MetSul Meteorologia alertou para a iminência de uma grande cheia no Rio Guaíba, que poderá rivalizar com algumas das maiores da história dos últimos 80 anos. A orientação é para que a população das ilhas de Porto Alegre e do Delta do Jacuí iniciem imediatamente os preparativos para a remoção de objetos pessoais e para a preservação de seu patrimônio.
“Prevemos que o nível continue subindo rapidamente. As águas dos rios contribuintes (Jacuí, Taquari, Caí, Gravataí e Sinos) levam até 48 horas para atingir o Delta do Jacuí, na área de Porto Alegre, mas houve uma quantidade significativa de chuvas na parte final dessas bacias, e a água já está chegando.”
“A maior parte da chuva ainda não se manifestou, e há previsão de mais chuvas intensas nos rios contribuintes. Assim, o pior da cheia deve ocorrer no final desta semana e na próxima semana na área do Guaíba”, concluiu a MetSul.