O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, anunciou nesta quinta-feira (31) os detalhes do plano de operação para o G20 Social e a Cúpula de Líderes do G20, que ocorrerão durante um “superferiado” entre 15 e 20 de novembro. Além dos feriados nacionais da Proclamação da República (15) e Consciência Negra (20), o Rio terá dias adicionais de folga em 18 e 19 de novembro, quando mais de 50 delegações internacionais estarão reunidas na cidade.
A programação do G20 Social começa no dia 14 de novembro, com eventos na região da Praça Mauá e do Boulevard Olímpico, onde o acesso será controlado. Já a Cúpula dos Líderes, realizada entre os dias 17 e 19 no Museu de Arte Moderna (MAM), concentrará a maior parte das delegações. Nesse período, a prefeitura pede que os cariocas evitem transitar pela Linha Vermelha, Avenida Brasil e Linha Amarela devido à intensa movimentação de autoridades.
Mudanças no Trânsito e Acesso a Áreas Públicas
Durante o “superferiado”, a cidade adaptará a circulação em pontos estratégicos. Na orla e no Aterro do Flamengo, as pistas de lazer estarão fechadas. O prefeito também sugeriu a transferência dos voos do Aeroporto Santos Dumont para o Galeão nos dias 18 e 19, já que o Santos Dumont é próximo ao MAM. As delegações ocuparão a orla da Zona Sul até a Barra da Tijuca, onde estão hospedadas.
Com a previsão de bloqueios e restrições, Eduardo Paes orientou os cariocas a se planejarem para evitar transtornos durante o evento, que deve impactar toda a cidade.