Na tarde desta sexta-feira, o Prefeito Eduardo Paes e representantes do governo federal marcaram um momento histórico para o Rio de Janeiro ao assinarem o contrato de cessão da antiga Estação Ferroviária Leopoldina, na Avenida Francisco Bicalho. Sob o acordo, o município avança no processo de restauração do icônico prédio, conhecido também como Estação Barão de Mauá, em honra ao pioneiro do transporte ferroviário no Brasil.
Com uma área de aproximadamente 125 mil metros quadrados, o terreno da Leopoldina será transformado em um espaço multifuncional, abrigando a tão aguardada Cidade do Samba da Série Ouro, além de empreendimentos habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida, um moderno Centro de Convenções e instalações sociais. O evento contou com a presença do prefeito Eduardo Paes e da ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck.
Em sua intervenção, Paes destacou a importância do projeto para as escolas de samba da Série Ouro, enfatizando a valorização da cultura do Carnaval. “É dar dignidade e condições para essa manifestação cultural, que representa a alma do Brasil, nosso Carnaval e escolas de samba”, afirmou o prefeito, anunciando o início das obras em um prazo estimado de 50 a 60 dias.
Paes aproveitou também para expressar sua gratidão ao ex-deputado estadual e presidente da Alerj, André Ceciliano, e ao ex-presidente Lula pela cessão da Leopoldina. “O padrinho dessa assinatura é o André Ceciliano. Na primeira semana de governo do presidente Lula, ele me ligou, falando para enviar o ofício pedindo a Leopoldina para a Prefeitura do Rio”, relatou Paes, ressaltando a importância do gesto político e o compromisso com a cidade.
Além da Cidade do Samba da Série Ouro, o prefeito delineou os planos para o espaço, destacando a proposta de um Centro de Convenções de grande porte, integrado ao centro da Cidade Nova, e a criação de unidades habitacionais populares. “Queremos famílias morando e utilizando esse lugar”, enfatizou Paes, destacando o compromisso da Prefeitura em promover o desenvolvimento social e cultural da cidade.