A Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPD), está lançando uma iniciativa pioneira para promover a inclusão e a acessibilidade na cidade. Com o objetivo de capacitar os cariocas na Língua Brasileira de Sinais (Libras), a SMPD, em parceria com a Central Carioca de Intérprete de Libras (CCIL), abrirá 480 vagas para o Curso Básico de Libras em cinco Centros Municipais de Referência da Pessoa com Deficiência.
O curso, que está programado para iniciar em maio, será oferecido tanto na modalidade presencial quanto na virtual, proporcionando flexibilidade aos interessados. As inscrições serão realizadas por meio de formulários eletrônicos disponíveis no Instagram da SMPD, entre os dias 29 de abril e 3 de maio.
Com uma carga horária de 40 horas, as aulas serão ministradas por professores proficientes em Libras, com o suporte de videoaulas. Serão disponibilizadas oito turmas, sendo três virtuais e cinco presenciais, distribuídas nos Centros Municipais de Referência da Pessoa com Deficiência (CMRPDs) localizados nos bairros de CIAD, Irajá, Mato Alto, Campo Grande e Santa Cruz.
Os participantes que completarem 75% da carga horária receberão um certificado de conclusão, atestando sua habilidade na Língua Brasileira de Sinais. Para mais informações e inscrições, os interessados podem entrar em contato com a CCIL através dos números de celular (21-989091373 ou 2224-1227) ou pelo e-mail centralcariocadelibras.smpdrio@gmail.com.
“A Língua Brasileira de Sinais é imprescindível para a inclusão de milhões de pessoas surdas em nosso país. Em qualquer espaço da nossa cidade, a população surda tem o direito de se comunicar como qualquer pessoa. A disseminação da Língua Brasileira de Sinais no município é um compromisso na minha gestão”, afirmou a Secretária Municipal da Pessoa com Deficiência, Helena Werneck, reforçando a importância dessa iniciativa para a promoção da inclusão e acessibilidade na cidade do Rio de Janeiro.