Neste sábado (27/01), a Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Ação Comunitária, levou o programa Favela com Dignidade a Acari, resultando em 1.843 atendimentos diretos. A ação conjunta ocorreu na Associação de Moradores do bairro da Zona Norte e contou com a participação de diversas secretarias e órgãos públicos municipais e estaduais.
“Esta edição do Favela com Dignidade em Acari foi crucial para complementar o trabalho realizado por diversos órgãos da prefeitura na região, uma das mais afetadas pelas chuvas. Entre os serviços mais procurados estavam inscrições para o Minha Casa, Minha Vida, vacinação, dicas de prevenção contra dengue, zika e chikungunya, isenção para a 1ª e 2ª vias da carteira de identidade e para a 2ª via de certidões”, declarou o secretário de Ação Comunitária, Chiquinho Brazão.
Bruna Costa e sua cunhada, Gláucia Melo, buscaram a segunda via de certidões de nascimento e casamento. “Perdemos tudo na enchente e, agora, conseguiremos tirar gratuitamente a segunda via dos nossos documentos”, comemorou Bruna.
A ação integrada ofereceu agendamento para o CadÚnico, atendimento sobre problemas de consumo, serviços de barbearia e trancista, oficinas de tranças e design de sobrancelhas, orientações sobre cursos para jovens, informações sobre direitos das pessoas com deficiência e orientações sobre matrículas escolares para 2024.
“A Secretaria de Educação veio orientar a população sobre as matrículas do ano letivo 2024. Estamos com toda a Prefeitura unida para servir o povo de Acari”, destacou o secretário de Educação, Renan Ferreirinha.
Serviços como microchipagem, vacinação antirrábica e agendamento para castração de cães e gatos, oferecidos pela Secretaria de Proteção e Defesa dos Animais e pelo Instituto de Vigilância Sanitária (Ivisa-Rio), também foram bastante procurados.
“Aproveitei o Favela com Dignidade aqui perto da minha casa para trazer meu cachorro para uma consulta com o veterinário, vacinação contra raiva e microchipagem”, comentou Andressa Vitória, acompanhada da família.
Um dos momentos mais animados do evento foi um aulão de zumba, promovido pela Secretaria de Esportes, para incentivar a atividade física.
O Programa Favela com Dignidade visa facilitar o acesso aos serviços públicos à população que vive em áreas com baixos Índices de Desenvolvimento Social, promovendo melhores condições de vida aos moradores. Iniciado em 2021, esta 25ª edição já realizou 36.423 atendimentos diretos.
Participaram da ação em Acari as seguintes secretarias: Saúde, Assistência Social, Proteção e Defesa dos Animais, Educação, Esportes, Pessoa com Deficiência, Políticas e Promoção da Mulher, Juventude Carioca e Conservação, além da Vigilância Sanitária, Procon Carioca, Comlurb, Rioluz, IplanRio, Detran e Fundação Leão XIII.