No primeiro dia do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro em 2024, as escolas Beija-Flor de Nilópolis, Acadêmicos do Grande Rio e Imperatriz Leopoldinense brilharam com seus enredos inspirados em obras literárias, destacando-se entre as demais agremiações.
Porto da Pedra
Após um retorno ao Grupo Especial, a Porto da Pedra celebrou a cultura nordestina com o enredo “Lunário Perpétuo: A profética do saber popular”, baseado na influência do livro “Lunário” na região. Embora tenha enfrentado alguns problemas técnicos, a escola conseguiu realizar seu desfile sem estourar o tempo.
Beija-Flor
A Beija-Flor homenageou Maceió e Rás Gonguila com um samba vibrante que conduziu o público por uma jornada pelo carnaval de Alagoas. Destaque para a comissão de frente, que apresentou um pião humano, e para os efeitos visuais que sincronizaram as luzes do sambódromo com a batida da bateria.
Salgueiro
Em busca de seu 10º título, o Salgueiro homenageou o povo yanomami, retratando sua união com a natureza e resistência contra a destruição. O desfile emocionou ao lembrar do saudoso intérprete Quinho e destacou-se pelas cores vibrantes e pela representação da luta indígena.
Grande Rio
A Grande Rio explorou o mito tupinambá com o enredo “Meu destino é ser onça”, representando as narrativas míticas das nações indígenas brasileiras. Paolla Oliveira, rainha de bateria da escola, encantou ao representar a onça e simbolizar a força das mulheres brasileiras.
Unidos da Tijuca
Com inspiração na literatura portuguesa, a Unidos da Tijuca viajou pela história de Portugal com o enredo “O conto de fados”. Destaque para a comissão de frente, que contou a lenda da fundação de Lisboa, e para a homenagem a José Saramago em um dos carros alegóricos.
Imperatriz Leopoldinense
Encerrando a noite, a atual campeã Imperatriz Leopoldinense homenageou a obra do poeta Leandro Gomes de Barros e a cultura cigana. Com uma comissão de frente inovadora e uma bateria contagiante, a escola emocionou o público e mostrou toda sua força e criatividade.
Este primeiro dia do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro em 2024 prometeu e entregou espetáculos memoráveis, com enredos que mesclaram tradição, literatura e muita paixão pelo samba.