A empresa AMERICANAS S.A. foi notificada para esclarecimentos pelo Procon Carioca a apresentar informações, no prazo de 20 (vinte) dias, na sede do Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor, localizado à Rua Maia Lacerda, nº 167, 3º andar, no bairro Estácio, sobre falhas nos sites de compra.
No último fim de semana, a imprensa noticiou que os sites da Americanas, Submarino e Shoptime, empresas do grupo da notificada, apresentaram uma grande instabilidade neste sábado (19/02). Além disso, diversos consumidores relataram, através de suas redes sociais, a instabilidade e destacaram que, após entrar nos sites das empresas, estavam sendo redirecionados para um site pornô.
Em nota, a empresa confirmou que suspendeu preventivamente parte dos servidores na madrugada de sábado e que identificou o risco de acesso não autorizado. Porém, até o dia de hoje (21/02), os sites continuam fora do ar e a empresa informou, novamente, “que voltou a suspender parte dos servidores após o acesso não autorizado”.
“Considerando que os e-commerces das Americanas são visitados diariamente por milhares de pessoas e com objetivo de apurar eventual violação aos direitos dos consumidores, o PROCON Carioca instaurou a Averiguação Preliminar”, esclarece Igor Costa, diretor executivo do Instituto.
Dentre os esclarecimentos solicitados, a empresa terá que apresentar a comprovação sobre qual tipo de falha ocorreu nos sites, por quanto tempo durou, se os dados pessoais dos consumidores foram afetados e qual o plano de contingência e medidas que foram adotadas pela empresa.