O Procon Estadual, em parceria com Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), realizou em sua sede, no Centro do Rio, o mutirão Renegocia. Foram mais de 1600 consumidores atendidos em três semanas de negociações de débitos entre consumidores e instituições financeiras, concessionárias de serviços públicos e empresas de telecomunicações. O setor de maior procura no evento foi o das concessionárias de serviços públicos que, sozinho, atendeu cerca 900 consumidores, atingindo o índice de 78% de acordos e descontos de até 100% no valor das dívidas.
Durante o Mutirão RENEGOCIA no Rio, participaram 19 fornecedores e as empresas que realizaram mais atendimentos foram Light, Águas do Rio, Itaú e Bradesco. Os maiores descontos em negociações foram concedidos pela Cedae, Claro, Oi e Bradesco. O evento visava possibilitar a reorganização financeira dos consumidores, seu retorno digno ao mercado de consumo e a prevenção ao superendividamento.
Servidores do Núcleo de Prevenção e Tratamento ao Superendividamento do Procon-RJ estiveram presentes em todo o evento. Eles identificaram 124 consumidores em possíveis situações de superendividamento, que foram encaminhados para o atendimento especializado do setor. Agora, esses consumidores passarão por uma análise detalhada de sua situação financeira e apuração do total de suas dívidas de consumo.
Além disso, os consumidores vão receber o auxílio do Núcleo de Prevenção e Tratamento ao Superendividamento para a elaboração de plano de pagamento, que será apresentado em audiência de conciliação a ser realizada com todos os seus credores. O objetivo visa sempre a preservação do mínimo existencial e possibilitando a quitação das dívidas e reinserção em benefício do consumidor no mercado de consumo.
Segundo o Presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho, muitos consumidores aproveitaram a oportunidade de colocar suas contas em dia, negociando suas dívidas com as empresas participantes do Renegocia e obtendo parcelamentos diferenciados e descontos significativos.
– O evento foi um sucesso e mais de 70% dos atendidos tiveram êxito nas negociações e os seus nomes retirados dos cadastros restritivos de crédito. Outro ponto que merece destaque é que os consumidores superendividados que compareceram poderão contar com o atendimento do Núcleo especializado do Procon-RJ e, além da negociação de suas dívidas, receberão orientações e participarão de oficinas de educação financeira – informa Coelho.
Os consumidores que não puderam comparecer ao evento, mas estejam em situação de superendividamento, podem agendar o seu atendimento junto ao Núcleo de Prevenção e Tratamento ao Superendividamento do Procon/RJ por meio do telefone (21) 98263-5085 (WhatsApp) ou através do e-mail superendividamento@procon.rj.gov.br.