No dia 18 de setembro de 2024, o 10º Aniversário da Cimeira Mundial da Paz da HWPL é celebrado na Coreia do Sul e em vários locais do mundo, alcançando 122 países. Sob o tema “Criando uma Comunidade de Paz Mundial por meio da Colaboração Regional”, este evento comemora o compromisso dos líderes e cidadãos globais com a paz, que já tem durado uma década, com um olhar para estratégias futuras a fim de promover a harmonia global.
A Cultura Celestial, Paz Mundial, Restauração da Luz (HWPL) declarou que o propósito do aniversário é revisar as conquistas desde 2014 e discutir os planos futuros. Várias sessões estão sendo realizadas em cada país e em diferentes níveis para reunir talentos regionais e estabelecer redes essenciais para estratégias de paz personalizadas, fortalecendo redes regionais para enfrentar ameaças locais à paz e aproveitar capacidades coletivas.
Ao longo de 10 anos de cooperação internacional pela paz, a HWPL tem 500.000 membros em 170 países e está realizando projetos de paz por meio de MOAs ou MOUs com 1.014 organizações em 105 países.
O presidente da HWPL, Lee Man-hee, destacou que a divisão da religião causou uma tremenda perda de vidas, enfatizando que as religiões devem assumir a liderança no diálogo e na compreensão. “Devemos trabalhar juntos para criar um mundo de paz e deixá-lo como um legado para as gerações futuras”, disse ele. “Isso é para cumprir nossa missão como uma luz que traz vida à aldeia global. Somente por meio do amor e da paz o mundo pode se tornar um.”
Alinhada com um coração de cooperação regional, a HWPL formou uma parceria com a organização intergovernamental Grupo dos 7+ (G7+) e a organização de fórum político de alto nível, o Parlamento Latino-Americano (Parlatino), para desenvolver iniciativas de paz. O G7+ foi criado para unir países afetados por conflitos por uma visão de paz, estabilidade e desenvolvimento, com 20 membros de estado, e o PARLATINO foi fundado para promover o desenvolvimento e a integração dentro de uma estrutura de democracia plena, tendo 23 membros de estado.
“Acredito que a educação para a paz desempenhará um papel crucial, não apenas como uma disciplina simples, mas em ajudar os alunos a se tornarem futuros cidadãos globais e em estabelecer as bases para a paz e estabilidade em toda a sociedade”, disse o Dr. José Honório da Costa Pereira Jerônimo, Ministro do Ensino Superior, Ciência e Cultura, que apresentou um projeto de paz no Timor-Leste.
Esta cimeira da paz envolve representantes sociais em projetos de paz em diferentes países. Na Coreia do Sul, o ‘Juntos: Conectando a Coreia’ foi lançado oficialmente para uma campanha nacional pela harmonia social. Alinhando-se com 230 organizações da sociedade civil, esta campanha conecta gerações e diversas culturas e realiza várias atividades de proteção ambiental.
Mais informações: https://www.hwpl.kr/language/pt/about-hwpl-_pt