Mais de 10% da população brasileira é formada por pessoas acima de 65 anos e o Estado do Rio é apontado como um dos que mantém a maior proporção de idosos. Para estimular a adoção de cuidados com a saúde e de práticas mais saudáveis, a Secretaria de Estado de Envelhecimento Saudável oferece dois projetos para a população: o Ativa Idade e o Envelhecimento Ativo.
“Ajudar a população a envelhecer é um tema tão importante que organizações internacionais escolheram o período de 2021 a 2030 como a década do envelhecimento saudável, no qual uma série de ações são estimuladas para melhorar a vida desse grupo etário. Alinhados com as melhores políticas internacionais, estamos atuando de forma regional para garantir mais qualidade de vida para o cidadão fluminense”, explica o titular da pasta estadual de Envelhecimento Saudável, Antônio Pedregal.
“Os Projetos são muito bons para mim, pois eu tenho problema na coluna. As dores que eu sentia, não sinto mais. Geralmente faço aulas de segunda a sexta e ainda faço sessões de fisioterapia que me ajudam a caminhar mais e melhor. Quando eu cheguei aqui estava me sentindo péssima: colesterol alto e com muitas dores. Agora estou me sentindo ótima. Estou sarada! Até o verão posso colocar biquíni na praia e arrasar. Com essa disposição ano vem ainda vou desfilar em umas três escolas de samba”, comemorou Maria, aluna do polo no interior da comunidade Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, na Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro.
Os projetos, que tiveram início em março de 2022, atenderam mais de 500 mil pessoas acima dos 40 anos. A escolha dessa idade foi motivada para que a adoção de hábitos saudáveis tenha início mais cedo, e não apenas quando a pessoa é considerada oficialmente idosa.
“Os projetos funcionam em 300 polos distribuídos de norte ao sul do território Estadual. É importante lembrar que o adulto que envelhece de forma ativa tem mais chances de manter sua autonomia e independência. Outro benefício dos projetos é a geração de centenas de empregos diretos com a contratação por meio da CLT e respeitando os pisos salariais correspondentes a cada função”, avalia Pedregal.
Saiba mais sobre os projetos
Envelhecimento Ativo
Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e tem como foco o aumento da qualidade de vida e a integração social de pessoas acima de 40 anos por meio de atividade física realizadas em grupo, fisioterapia e reabilitação. Uma equipe multifuncional é responsável por orientar, planejar e acompanhar a prática de exercícios físicos, bem como aspectos emocionais e psicológicos dos alunos. Previsto para atender dez mil pessoas, teve grande adesão da população e, após nove meses de funcionamento atende, atualmente, 210 mil alunos distribuídos em cem polos estaduais.
Ativa Idade
De segunda a sexta, das 7h às 10h, o projeto tem como objetivo aumentar a qualidade de vida e integração social por meio de atividades física realizadas em grupo. Desde março, o projeto atende quase trezentos mil alunos, número bem acima do previsto inicialmente, que era vinte mil.
Conheça mais sobre os Projetos no site da Secretaria de Estado de Envelhecimento Saudável (SEENVS) – http://www.envelhecimento.rj.gov.br/ ou no perfil do órgão no Instagram: @seenvs.rj