Os deputados federais do PT, Dimas Gadelha e Washington Quaquá, estão estudando a possibilidade de criar um “fundo solidário” para a divisão dos royalties do petróleo. A intenção é reduzir as disparidades socioeconômicas entre os municípios que recebem recursos da exploração do petróleo no Brasil. A sugestão, divulgada nas redes sociais pelos deputados, prevê que os municípios que mais arrecadam possam compartilhar os recursos com aqueles que possuem menor renda per capita.
Essa medida poderia beneficiar cidades como São Gonçalo, que atualmente tem uma renda per capita de cerca de R$ 1.800. No ano passado, a cidade recebeu mais de R$ 219 milhões em royalties, mas o uso desses recursos está sendo questionado pelo Ministério Público. Com a proposta de Gadelha e Quaquá, as cidades que possuem maior arrecadação poderiam contribuir com as que têm menor arrecadação, reduzindo as desigualdades sociais.
O deputado Dimas Gadelha é o candidato do PT para a eleição municipal em São Gonçalo em 2024, e a ação coordenada com Washington Quaquá, que concorrerá à prefeitura de Maricá, faz parte do plano de conquistar o “corredor petista” na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Os parlamentares têm a ambição de conquistar a administração do executivo em Maricá, Niterói, Itaboraí e São Gonçalo. Em São Gonçalo, a estratégia de Gadelha tem sido criticar os critérios utilizados pelo atual prefeito, Capitão Nelson (PL), para os gastos na cidade.