De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, cerca de 247.754 trabalhadores ainda não retiraram o abono salarial a que têm direito, referente ao período de setembro. Isso representa um montante de R$ 228,65 milhões em valores pendentes. Entre os mais de 700 mil trabalhadores habilitados para o benefício, 475.933 já efetuaram o saque. O prazo final para retirada é 27 de dezembro, e os pagamentos podem ser realizados pela Caixa Econômica Federal e pelo Banco do Brasil.
Na Caixa, o abono pode ser recebido por crédito em conta corrente, poupança ou digital, sendo preferencialmente pago via o aplicativo Caixa Tem, em conta poupança social digital. Para os não-correntistas, o valor pode ser sacado em agências, lotéricas, terminais de autoatendimento ou nos correspondentes Caixa Aqui.
Já no Banco do Brasil, o pagamento é feito prioritariamente via crédito em conta, transferência por TED ou PIX, ou de forma presencial para os trabalhadores sem conta bancária ou PIX.
Quem Tem Direito ao Abono Salarial
O abono é destinado a trabalhadores cadastrados no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos, que tenham recebido até dois salários-mínimos mensais, e que tenham trabalhado com remuneração durante pelo menos 30 dias no ano-base considerado. Além disso, é necessário que os dados do trabalhador estejam corretamente informados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) ou no eSocial.
O pagamento para quem solicitou revisão do abono salarial será emitido mensalmente, no dia 15 ou no primeiro dia útil subsequente. Mais informações estão disponíveis na Carteira de Trabalho Digital ou no portal GOV.BR.