Uma pesquisa conduzida pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) revelou que 56,4% dos indivíduos planejam adquirir presentes para o Dia dos Pais deste ano, com uma despesa média estimada em R$ 140 por pessoa. Essa ocasião promete injetar aproximadamente R$ 371,8 milhões na economia do estado do Rio de Janeiro. O levantamento foi realizado entre os dias 17 e 19 de julho e entrevistou 821 consumidores residentes no estado.
No que diz respeito aos produtos mais cobiçados pelos entrevistados, destacam-se roupas, com 51% das preferências; seguidos por perfumes ou cosméticos, com 14,8%; calçados ou acessórios, com 12,8%; joias ou relógios, com 5,1%; além de livros ou e-books, com 1,8%. Os restantes presentes receberam um total de 9,3% das intenções de compra. Observou-se que 11,4% dos participantes ainda não definiram qual presente adquirir, enquanto 5% têm a intenção de comprar mais de uma lembrança.
Quanto às opções de compra, 66,8% dos entrevistados planejam efetuar suas aquisições em lojas físicas, enquanto 23,4% optarão por lojas virtuais, e 8,6% manifestaram interesse em ambos os formatos.
Sobre a Fecomércio RJ
Reúne 59 sindicatos patronais, líderes empresariais, especialistas e consultores com o objetivo de fomentar o desenvolvimento dos negócios no setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado do Rio de Janeiro. Desenvolve soluções, pesquisas e disponibiliza conteúdo sobre questões que impactam a vida do empreendedor e colaboram nas decisões dos gestores públicos. Representa mais de 330 mil estabelecimentos, que respondem por 2/3 da atividade econômica do estado e 68% dos estabelecimentos, gerando mais de 1,6 milhão de empregos formais, que equivalem a 60% dos postos de trabalho no estado. Através do Serviço Social do Comércio (Sesc RJ) atua em assistência social, cultura, educação, lazer e saúde aos comerciários e população carente, enquanto o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac RJ) promove educação profissional voltada para o setor.