Em única apresentação, Isabella Taviani encontra Eliza Rosa e antecipa single inédito. A semana também inclui lançamento do podcast “Respeite minha história”, peça de teatro, festa, homenagem à Carmen Miranda e muito mais.
O Mês da Visibilidade Lésbica vai chegando ao fim! E o ápice das comemorações acontece na quinta, dia 29, quando é celebrado o Dia da Visibilidade Lésbica. Completando 20 anos de carreira, ISABELLA TAVIANI fará uma apresentação única com voz e violão a partir das 21h30 para o público do Queerioca. O show intimista da artista, que percorreu o Brasil, contará com a participação especial de Eliza Rosa. Taviani mescla novas canções com repertório de sucesso e exalta o amor e suas possibilidades.
O encontro de gerações promete também outro grande momento: a cantora e compositora carioca apresentará pela primeira vez seu novo single “Pare”, que chega a todas as plataformas musicais somente em 06 de setembro. Selando uma parceria inédita na composição e nos vocais com Bia Ferreira, a nova canção flerta com o rock e o rap para dar forma a uma história de amor intenso – e desfeito.
“O Centro Cultural QUEERIOCA é um um espaço importantíssimo para o nosso universo. Me sinto honrada de poder, de alguma forma, contribuir com minha presença, minha arte, no dia de celebração da visibilidade lésbica! Afinal, há muito pelo que lutar, debater, mas também festejar. E minhas canções já embalaram e embalam muitos romances homoafetivos, onde me incluo.”, afirma Taviani sobre sua estreia no Queerioca.
Mas a programação do dia promete ainda mais. Pouco antes do show, acontece o lançamento do novo podcast do Queerioca. Capitaneado por Eliza Rosa, “Respeita Minha História” trará entrevistas inéditas e exclusivas realizadas com mulheres lésbicas. A primeira edição será a gravação ao vivo da entrevista com Isabella Taviani e contará com a presença do público. Para participar, basta apenas mandar uma mensagem no Instagram do Queerioca (@queerioca) ou para o email queerioca@queerioca.com.
Vizinhos, o Queerioca e o recém-inaugurado Centro Carioca de Fotografia promovem, juntos, a ação Chica Chica Boom Clic. No sábado, dia 31, os cariocas estão convidados a se caracterizar de Carmen Miranda, com as roupas e balangandãs semelhantes aos figurinos da Pequena Notável, que serão disponibilizados ao público.
Os retratos da fotógrafa Renata Xavier serão impressos em tecido para cobrir os tapumes, que hoje funcionam como contenção do casarão onde morou a artista, também situado no Arco do Teles e que se encontra em risco de desabamento.
As atrações da semana, porém, prometem muito mais, incluindo o KaraoQueer, o Samba do Teles, que está de volta, e agita a noite de sexta, novo encontro do Sarau Pulsa, lançamento do livro inédito “Deixe que eu sinta seu corpo” (Malê), de Vagner Amaro, apresentação da peça Luzia, além das festas Viva Sapatão e Festa Soul de Santa. No Queerioca, a visibilidade acontece todos os dias, só não vê quem não quer.
Mais sobre o Queerioca
Centro de referência de arte e cultura LGBTQIAPN+ recém-inaugurado no Centro do Rio de Janeiro, a Queerioca conta com uma curadoria residente multidisciplinar, que organiza as atrações fixas e flexíveis, gratuitas e pagas. Os parceiros que formam esse grupo são o artista plástico Daniel Toledo, a Livraria Pulsa, focada em destacar a autoria de obras LGBTQIAPN+, o produtor e diretor de cinema Gabriel Bortolini e a DJ Marta Supernova.
A QueeRIOca faz parte do projeto de revitalização da região promovido pela Prefeitura do Rio de Janeiro a partir do edital Reviver Cultural, que busca viabilizar novos empreendimentos no Centro da cidade. A iniciativa tem apoio da Ubook, Junta Arquitetura e da AMBEV.
Serviço
Programação da Semana Queerioca de quarta a sábado I 28 a 31 de agosto
- 28/08 I quarta-feira I 19h [Música]
KaraoQueer | Gratuito
Um karaokê queer para as todes soltarem a voz, com piano ao vivo da travesti musicista Angeliq Farnocchia, abrindo a programação da semana com o astral lá em cima e com muita alegria.
- 29/08 I quinta-feira I 18h I [lançamento do podcast “Respeita Minha História” com Isabella Taviani] | Lotação: 50 pessoas I Gratuito (inscrições pelo Instagram do Queerioca (@queerioca) ou e-mail queerioca@queerioca.com
Capitaneado por Eliza Rosa, “Respeita Minha História” trará entrevistas inéditas e exclusivas realizadas com mulheres lésbicas. A primeira edição terá gravação ao vivo da entrevista com Isabella Taviani com a presença do público.
- 29/08 I quinta-feira I 19h [Literatura]
Sarau Pulsa com Bruna Mitrano I Gratuito
A Livraria Pulsa, primeira livraria brasileira dedicada exclusivamente à autorias e narrativas LGBTQIAPN+, residente na Queerioca, promove o Sarau Pulsa. Após as leituras da noite, o microfone fica aberto para participação do público. A poeta Bruna Mitrano, convidada da FLIP, é a convidada do próximo encontro e fará leitura de seu livro mais recente, “Ninguém quis ver” (Companhia das Letras).
- 29/08 I quinta-feira I 19h [Cineclube Queer]
Exibição do filme “Desejo proibido” I Duração: 1h36 min I Direção de Lillah Halla I
Elenco: Vanessa Redgrave, Chloë Sevigny, Sharon Stone
Valor: R$ 20,00 (sympla, pix ou cartão de débito) I capacidade: 50 pessoas
Três histórias sobre lesbianismo, que acontecem na mesma casa. No segmento de 1961, Abby (Marian Seldes) morre de derrame e Edith (Vanessa Redgrave), que foi sua companheira por 50 anos, tem de silenciosamente enfrentar a perda e também o fato de não ser considerada da família, tanto pelo hospital quanto pelos herdeiros de Abby. No segmento de 1972, Linda (Michelle Williams), uma feminista, é expulsa juntamente com outras três amigas de um grupo de mulheres da faculdade, pelo fato das quatro serem lésbicas. Tentando esquecer o problema, as amigas vão para o único bar de lésbicas na cidade, onde Linda conhece Amy (Chloë Sevigny) e, apesar da desaprovação das suas amigas, acaba se apaixonando por ela. No segmento de 2000, Fran (Sharon Stone) e Kal (Ellen DeGeneres) são duas lésbicas que querem ter um bebê, mas querem que o filho seja só delas. Assim, vão ao banco de esperma na esperança de encontrar um doador e enfrentam uma maratona para ver seu sonho realizado.
- 29/08 I quinta-feira I 21h30 I gratuito [Música]
Show de Isabella Taviani, participação especial de Eliza Rosa, com revelação de novo single | Gratuito
Completando 20 anos de carreira, ISABELLA TAVIANI fará uma apresentação única com voz e violão a partir das 21h30 para o público do Queerioca. Com show intimista, que contará com a participação especial de Eliza Rosa, Taviani mescla novas canções com repertório de sucesso. Esse encontro de gerações promete também outro grande momento: a cantora e compositora carioca apresentará pela primeira vez seu novo single, “Pare”, que chega a todas as plataformas musicais em 06 de setembro. Selando uma parceria inédita na composição e nos vocais, a canção flerta com o rock e o rap para dar forma a uma canção de amor intenso – e desfeito.
- 30/08 I sexta-feira I Das 19h às 23h [música]
Samba do Teles | Gratuito
A volta de um dos sambas mais tradicionais do Centro do Rio foi um sucesso! Em uma parceria do Queerioca com o Nosso Casarão, nova casa que abre às sextas-feiras, no Arco do Teles, o Samba do Teles voltou a agitar a travessa do comércio toda sexta à noite! Quem comanda a roda de samba esquentando a noite de sexta no Arco é Carol Cardoso!
- 31/08 I sábado I 15h [Literatura]
Lançamento do livro inédito “Deixe que eu sinta seu corpo” (Malê), de Vagner Amaro I Gratuito
Novo livro do editor e fundador da editora Malê, voltada para a literatura negra, a obra reúne uma coletânea de contos que falam sobre vulnerabilidade e desamparo, evidenciando a urgência da restituição dos laços dos laços que nos unem.
- 31/08 I sábado I 17h [Viva Saptão] – Gratuito
O movimento Viva Sapatão atua para dar visibilidade à causa das lésbicas, bissexuais e mulheres trans. A organização é da Coletiva Feminista das Lésbicas e das Bissexuais (Cole). O evento promove rodas de samba e conversa, feira “Lésbi”, DJ entre outras ativações urbanas.
- 31/08 I sábado I 18h [Teatro]
Peça “Luzia”, de Cristina Flores e Laura Castro I Valor R$ 40,00 (pix ou cartão de débito) I Curta temporada, sábados 16, 23 e 30 de agosto | capacidade: 50 pessoas
Sinopse:
Três Luzias perdidas e achadas na memória. A primeira, diretora e autora teatral lésbica baiana, irmã de uma atriz central no Grupo Opinião; a segunda, uma mulher sapatão contemporânea vivendo e morrendo na (pós) pandemia; a terceira, o fóssil Luzia, o mais antigo fóssil hominídeo da América do Sul, o início da humanidade no continente, queimada no incêndio do museu nacional para depois ser 80% reconstruída. O que fica de Luzia? “Como, nós, mulheres e mulheres sapatão ficamos na história, na memória?” (Cristina Flores). A peça é a reconstrução de Luzias.
Ficha técnica:
Dramaturgia: Laura Castro
Direção: Cristina Flores
Com: Cristina Flores e Laura Castro
Iluminação: Dani Sanches
Cenário, figurinos e trilha sonora: Cristina Flores
Vídeos e fotos: Maria Flor Brazil
Montagem: Tatiana Gouveia
Video Arte: Enzo Mastrangelo
Foto cenário: Ana Alexandrino
Operação de som e projeção: Júlia Limp
Operação de luz: Livs Ataíde
Produção executiva: Renata Peralva
Realização: Cria Produções
Duração: 60 min
- 31/08 I sábado I 23h [Festa Soul de Santa] – Gratuito
Um clássico de Santa Teresa, a Soul de Santa é conhecida por sua clássica mistura de ritmos negros: rare grooves, soul, 70’s funk, afrolatinidades, jamaican beats, old and nu school rap, black brasil e regionalismos. Agora, a festa estreia no Queerioca.
Mostra permanente [Exposição DiferEntre]
Gratuito
Mostra coletiva com obras de 32 artistas contemporâneos cariocas ou residentes no Rio. Fotografias, pinturas, esculturas e instalações de nomes como André de Castro, Dyó Rastros de Diógenes, Gabriela Marinho, Juca, Marcela Cantuária, Marcos Chaves, Matheus Rocha Pitta, Monica Ramalho, OPAVIVARÁ, entre outros, sob curadoria de Dany Toledo.
Serviço
QueeRIOca: Travessa do Comércio, n.16 (Arco do Teles), Centro, Rio de Janeiro
Capacidade: 200 lugares
Horário de funcionamento:
- Quarta a sexta: das 16h à meia-noite
- Sábado: das 11h à meia-noite
E-mail para contato: queerioca@queerioca.com
Instagram: @queerioca
Site: www.queerioca.com