Nesta segunda-feira (14), o quinto voo da Força Aérea Brasileira (FAB), parte da Operação “Raízes do Cedro”, chegou à Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos, às 6h06, trazendo 220 brasileiros repatriados do Líbano, além de dois animais de estimação. Desde o início da operação, em 2 de outubro, 1.105 brasileiros e 14 animais foram resgatados do país, que enfrenta um cenário de conflito.
A ação humanitária também incluiu o envio de 43 toneladas de donativos, como insumos hospitalares e cestas básicas, para auxiliar as vítimas no Líbano. A logística de repatriação é coordenada pela FAB em conjunto com o Itamaraty, que trabalha para trazer de volta brasileiros que expressaram o desejo de retornar. Estima-se que a comunidade brasileira no Líbano seja composta por cerca de 20 mil pessoas, e até agora, 3 mil manifestaram interesse em retornar ao Brasil.
A operação foi acionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em resposta à escalada do conflito na região, marcada por bombardeios aéreos intensos de Israel contra cidades libanesas, como parte de sua campanha militar na Faixa de Gaza. Em retaliação, grupos armados do Líbano, liderados pelo Hezbollah, têm realizado ataques contra Israel desde o início dos confrontos em 7 de outubro, em solidariedade à causa palestina.