Nesta quinta-feira (21), a Receita Federal abre a consulta a mais um lote residual do Imposto de Renda Pessoa Física, beneficiando cerca de 206 mil contribuintes que anteriormente estavam na malha fina e regularizaram sua situação com o Fisco. O montante a ser restituído totaliza R$ 339 milhões.
O pagamento está agendado para o próximo dia 28 e será depositado na conta bancária informada pelo contribuinte em sua declaração de Imposto de Renda. Entre os contemplados, estão 205.930 contribuintes que prestaram declarações em anos anteriores.
Dentro desse grupo, 4.201 têm mais de 80 anos, 28.541 estão na faixa etária entre 60 e 79 anos, 3.404 possuem alguma deficiência física, mental ou doença grave, enquanto 6.910 têm como principal fonte de renda a atividade de magistério.
Adicionalmente, 106.096 contribuintes, que não possuem prioridade legal, foram incluídos neste lote, sendo beneficiados por terem utilizado a declaração pré-preenchida ou optado por receber a restituição por meio do Pix. Por fim, 56.778 contribuintes não prioritários também foram contemplados.
A consulta pode ser realizada no site da Receita Federal, na seção “Meu Imposto de Renda”, onde o contribuinte encontrará a opção “Consultar a Restituição”. Além disso, é possível fazer a consulta pelo aplicativo da Receita Federal, disponível para tablets e smartphones.
Para os contribuintes que não constarem nesta lista, é recomendável acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e verificar o extrato da declaração. Caso identifiquem pendências, podem enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes da malha fina.
No caso de a restituição não ser depositada na conta informada, como em situações de conta desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. O contribuinte poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária de sua titularidade, utilizando o Portal BB ou contatando a Central de Relacionamento do banco.
Caso a restituição não seja resgatada após um ano, o contribuinte deverá requerer o valor no Portal e-CAC. Na página, deverá acessar o menu “Declarações e Demonstrativos”, em seguida, “Meu Imposto de Renda” e, por fim, selecionar a opção “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.