O público da Rio Innovation Week vai mergulhar na Realidade Virtual em 360º de Tadeu Jungle. Assistidas dentro de óculos de realidade virtual, três obras do consagrado diretor serão o grande destaque do Espaço de Experiências Virtuais, produzido pela Metaverse Agency, primeira agência brasileira focada na produção de arte digital e em soluções por inovações tecnológicas.
Dentro dos óculos, a experiência é amplificada e isolada, em total imersão, como explica Tadeu Jungle. “Os filmes são assistidos dentro de óculos de realidade virtual, em que você tem a liberdade de olhar para qualquer dos lados, com a característica de ‘mergulhar’ na história, já que você está imerso, dentro do filme, com os personagens e as passagens, tudo ali bem na sua frente, na sua cara”.
Além do impacto, a própria apreensão do conteúdo é aprimorada pela técnica. “Estudos de universidades consagradas, como Harvard, já mostraram que a nossa capacidade de envolvimento emocional e de lembrança de filmes são muito maiores quando os assistimos dentro de circuitos fechados. Isso ocorre porque ficamos 100% imersos, já que, além da realidade virtual em 360º, óculos e fones obstruem toda imagem e sons exteriores, impedindo toda qualquer distração externa, que sofremos quando assistimos à TV ou mesmo em uma sala de cinema”, acrescenta o diretor.
Obras consagradas
Premiado pela ONU, “Rio de Lama” (2016) é um documentário em Realidade Virtual sobre a tragédia de Mariana (MG), que, no ano anterior, teve bairros inteiros cobertos por rejeitos de mineração vazados do rompimento de uma barragem. Ele foi o vencedor do Festival de Filmes ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) em Realidade Virtual/360º, promovido pela Organização das Nações Unidas.
“Fazedores de Florestas” (2021) mergulha na experiência do Instituto Socioambiental e da Rede de Sementes do Xingu que juntou pessoas, conhecimentos e sementes nativas para recuperar áreas degradadas nas bacias dos Rios Xingu, Araguaia e Teles Pires, no norte de Mato Grosso.
O filme mostra a iniciativa que conseguiu regenerar mais de 6 mil hectares de Floresta Amazônica.
Partindo dos documentários para a ficção, das questões ambientais para a inclusão, com humor, o Espaço de Experiências Virtuais, produzido pela Metaverse Agency também traz a primeira sitcom da modalidade. “Bem-vindes!” (2020) leva o público a assistir a acompanhar em Realidade Virtual a surpresa de uma jovem mulher ao ser recebida por quatro pessoas com Síndrome de Down, em uma entrevista de emprego. Ele também foi exibido na mostra da ONU.
“Em documentário ou em ficção, são três filmes de impacto social. No ‘Bem-vindes!’, buscamos desmistificar a ideia de que uma pessoa com síndrome de down não pode trabalhar”, explica Tadeu Jungle.