Com duração de seis dias e dividido em 18 palcos, a 5ª edição do Rio2C, o maior encontro de criatividade da América Latina, recebeu mais de 1.100 palestrantes e um público total de 41.442 pessoas. O evento, que ocorreu entre os dias 11 e 16 de abril na Cidade das Artes, ofereceu uma variedade de atividades, incluindo painéis, workshops, pitchings, rodadas de negócios, masterclasses, shows, ativações e experiências imersivas. O soft power, conceito que se refere à projeção cultural de uma nação para o mundo, foi o tema central da edição deste ano, reforçando a importância da criatividade humana como um valioso patrimônio e aposta para o futuro.
“Estamos muito felizes pelo que aconteceu aqui. O que foi falado nestes dias reforça nosso olhar da humanidade como centro de tudo. Fala-se muito em tecnologia para inovar, mas a verdade é que é possível inovar sem tecnologia, mas nunca sem criatividade”, disse Rafael Lazarini, criador e CEO do Rio2C. “Estamos em um momento de inflexão e temos de nos voltar cada vez mais para o nosso diferencial enquanto espécie: nada mais humano do que a arte, a cultura, a criatividade.”
A edição deste ano do Rio2C foi marcada pelo otimismo dos participantes em relação à retomada cultural do Brasil, que foi perceptível nos painéis, encontros e conversas, além das mais de mil reuniões de negócios envolvendo 550 executivos de mais de 30 países. Segundo Lazarini, o olhar forte do evento para a criatividade como indústria e seu impacto na geração de emprego e renda refletem a esperança e o otimismo do mercado em relação ao futuro, e muitas oportunidades estão surgindo.
Além dos grandes temas, a edição deste ano trouxe para os palcos grandes nomes da música, audiovisual, universo digital, esportes, jornalismo e moda, design, arquitetura e artes. Entre as estrelas estavam Angélique Kidjo, Gilberto Gil, Lyor Cohen, Ludmilla, Seu Jorge, Dilsinho, Ivete Sangalo, Fernando Meirelles, Tony Ramos, Adriana Esteves, Lázaro Ramos, Juliana Paes, Ingrid Guimarães, Jantje Friese, Baran bo Odar, PlayHard, Coringa, Felipe Neto, Cherrygumms, Kondzilla, Rubens Barrichello, Fernanda Garay, Carlos Burle, Fabiana Murer, Bob Burnquist, Fátima Bernardes, Pedro Bial, Aline Midlej, Sonia Bridi e Poliana Abritta.
Como de praxe, o evento também promoveu o encontro do mercado com o poder público, com a presença de representantes do Ministério da Cultura, da Ancine, da RioFilme, da Spcine, das Secretarias Estaduais de Cultura e Indústria Criativa, e Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro, além das Secretarias Municipais de Cultura do Rio, São Paulo e Salvador. A edição deste ano também foi marcada pelos desdobramentos de encontros iniciados na Cidade das Artes.
“A construção do Rio2C sempre foi coletiva, aberta a parcerias. Nosso objetivo era ser um catalisador, criar ondas que se espalhassem para além dos nossos muros. Neste ano vimos isso de fato acontecer”, disse o CEO do evento.
A edição deste ano do Rio2C, evento que busca transformar a cidade-sede em capital criativa do Brasil, trouxe um clima de otimismo para seus participantes em relação à retomada cultural do país. Os mais de mil encontros de negócios que reuniram 550 executivos de mais de 30 países, além dos painéis, encontros e conversas, refletiram essa esperança e otimismo projetados pelo mercado para o futuro.
Além dos grandes temas abordados, a edição deste ano contou com a presença de grandes nomes da música, audiovisual, universo digital, esportes, jornalismo, moda, design, arquitetura e artes. O encontro entre o mercado e o poder público também aconteceu, com a presença de representantes de várias entidades governamentais relacionadas à cultura e indústria criativa.
O impacto econômico do evento na cidade foi estimado em mais de R$ 315 milhões pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação do Rio de Janeiro (SMDEIS). Além dos tradicionais encontros de profissionais das indústrias criativas, novidades como o palco dedicado aos jogos eletrônicos, outro para moda, arquitetura, arte e design, e os três summits inéditos (cultura digital, esportes e mercado de capitais) marcaram a edição deste ano.
O encerramento do evento deu espaço para o Festivalia, que trouxe shows de novos artistas, apresentações de ídolos dos games e oficinas, masterclasses e bate-papos para os jovens que desejam ingressar no mercado das indústrias criativas. O Rio2C reafirma sua missão de tornar a cidade-sede a capital criativa do país e de gerar oportunidades para a geração de emprego e renda.
PATROCINADORES, PARCEIROS E INICIATIVAS DE FORMAÇÃO CULTURAL
O Rio2C é um evento importante para a indústria criativa do Brasil e conta com o apoio de diversas entidades governamentais e empresas privadas. Além disso, tem parcerias com associações, ONGs, federações e redes de ensino para democratizar o conhecimento e gerar oportunidades. Em sua última edição, movimentou mais de R$ 315 milhões e recebeu mais de 50 marcas, além de delegações internacionais de diversos países. O evento também distribuiu ingressos para projetos sociais e instituições públicas de ensino. O Rio2C é considerado a maior plataforma de conhecimento, network, impulsionamento de negócios, mapeamento e formação de novos talentos da indústria criativa no Brasil.