O carnaval de 2023 tem a proposta de ser o carnaval da democracia, e para tornar a inclusão completa, a Riotur em parceria com o RIOinclui vai inserir no mercado de trabalho para o carnaval 2023, 10 pessoas com deficiência, familiares de PCDs e famílias em vulnerabilidade social assistidas pelo Rio Inclui. Entre os 10 PCDs que vão atuar no Sambódromo, estão jovens e adultos com deficiência, síndrome de Down, deficiência física e intelectual.
Os colaboradores PCDs vão atuar no atendimento e direcionamento de turistas dentro do sambódromo. Com carga horária de 4 horas por dia, os PCDs vão trabalhar apenas nos dias 19, 20 e 25 de fevereiro, e integrarão equipe com guias de turismo que vão dar suporte ao trabalho. Todos os colaboradores têm mais de 18 anos e receberam um curso de capacitação realizado no último dia 08.
“Uma alegria para RIOinclui poder em parceria com a RIOTUR empregar pessoas com deficiência e familiares no Carnaval da Democracia, da Diversidade e da Inclusão. Uma iniciativa pioneira que fortalece a inclusão do público PCD”, ressalta Cristine Paes, presidente do Rioinclui
A iniciativa tem como objetivo a inclusão de PCDs no mercado de trabalho temporário, a oportunidade de uma renda extra, e um atendimento mais empático ao público, inserindo as pessoas com deficiência no contexto social e profissional.
“A Riotur acredita que a parceria é inclusiva como um todo. Além de possibilitar a inserção dos colaboradores ao grande evento que é o carnaval, vamos conseguir que o público que também é PCD se sinta acolhido”, ressalta Ronnie Costa, presidente da Riotur.
As famílias que se interessaram em prestar o serviço temporário vão trabalhar nos camarotes em todos os dias de desfile, e vão desempenhar atividades conforme a necessidade do espaço.