O Rock in Rio deu mais um passo significativo com o projeto Favela 3D (Digital, Digna e Desenvolvida), uma iniciativa idealizada pela ONG Gerando Falcões que busca transformar as realidades de comunidades no Brasil. Após o sucesso na Favela do Haiti, o projeto chegou ao Rock in Rio e agora atua no histórico Morro da Providência, no Rio de Janeiro, com o objetivo de fortalecer o desenvolvimento social e gerar renda para 250 famílias.
O projeto conta com a parceria da Gerdau e da Fundação Grupo Volkswagen, além da realização do Instituto Entre o Céu e a Favela. As obras já começaram nas Praças do Buraco e Sessenta e devem ser concluídas até o início do Rock in Rio, em setembro. As melhorias incluem brinquedos para crianças, paisagismo, instalações artísticas, iluminação em LED, coleta seletiva de lixo, pintura de fachadas e melhoria dos pisos e calçadas.
“Este projeto é uma mostra de que a ação concertada entre iniciativa privada, poder público e o terceiro setor pode transformar a realidade e construir uma vida melhor para quem vive nas favelas”, afirma Roberta Medina, vice-presidente executiva da Rock World.
Além das obras, o Programa Decolagem, que faz parte da metodologia do Favela 3D, já está em andamento e atenderá 250 famílias, oferecendo acompanhamento regular e ações em áreas como educação, renda e moradia.
“Neste momento estamos lançando a segunda fase do Favela 3D no Morro da Providência, ressignificando a história desse morro e mudando a história do morro para uma favela que tenha dignidade”, afirma Nina Rentel, diretora de Tecnologias Sociais da Gerando Falcões.
Moradores como Jéssica Cristina, auxiliar de produção, destacam a importância das melhorias: “Já dá para ver uma grande diferença nas obras que estão acontecendo. A expectativa está lá em cima para quando concluir as obras e vermos o quanto melhorou e estará fazendo bem para todos aqui da comunidade.”
O projeto Favela 3D no Morro da Providência terá duração de dois anos e visa a erradicação da pobreza de maneira sistêmica. As ações começaram após um diagnóstico que identificou que 29% das famílias vivem com menos de um salário mínimo e que 41% dos moradores estão desempregados.
Essa é a segunda parceria entre Rock World, ONG Gerando Falcões, Gerdau e Fundação Grupo Volkswagen. Em 2023, a Favela do Haiti, em São Paulo, alcançou pleno emprego e melhorias significativas na comunidade, mostrando como somar forças pode fazer uma grande diferença na vida das pessoas.
“Unimos esforços mais uma vez para atuar em um projeto que impactará transversalmente a vida das famílias que residem no Morro da Providência”, afirma Gustavo Werneck, CEO da Gerdau. “A Fundação tem como causa a mobilidade social, por meio da inclusão produtiva, fortalecimento das capacidades locais e assistência social”, celebra Vitor Hugo Neia, Diretor-Superintendente da Fundação Grupo Volkswagen.
O Rock in Rio 2024 será realizado nos dias 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro, celebrando os 40 anos do festival com grandes nomes da música internacional e nacional. Três dos sete dias de evento ainda têm ingressos disponíveis para venda nos canais oficiais.