Para celebrar suas quatro décadas de história e as 10 edições realizadas no Brasil, o Rock in Rio 2024 está lançando 300 produtos licenciados oficiais, abrangendo 20 categorias diferentes – seis a mais que na edição anterior. Em parceria com a Angra Marcas, a linha de produtos foi desenvolvida em colaboração com 25 marcas de destaque, incluindo Coca-Cola, Chilli Beans, Natura, KitKat e Volkswagen.
Entre os itens licenciados, que vão desde carros e enxaguantes bucais até bonés, óculos, tênis, chicletes e chinelos, estima-se que mais de 100 milhões de unidades estarão disponíveis para os fãs do festival. Os preços dos produtos variam de R$ 8,90 a quase R$ 100 mil, no caso do Polo desenvolvido em colaboração com a Volkswagen.
Luis Justo, CEO da Rock World, empresa que gerencia o Rock in Rio, destaca a grandiosidade da oferta: “Serão 4 mil carros, 10 milhões de Trident, 35 milhões de latinhas de Coca-Cola e 35 milhões de chocolates KitKat. Mais de 100 milhões de itens com a marca Rock in Rio estarão no mercado, e quase metade dos brasileiros irá consumir algum produto associado ao festival até o final do ano.”
Marketplace no iFood e Disponibilidade de Produtos
Alguns desses produtos já estão disponíveis em pontos de venda físicos e online de cada marca. Além disso, este ano, o Rock in Rio contará com um marketplace exclusivo no iFood, onde os produtos licenciados e os restaurantes presentes na Cidade do Rock estarão à venda durante os dias do festival, que acontece em setembro de 2024.
Os produtos oficiais do Rock in Rio também estão à venda no site do festival, embora muitos só estarão disponíveis na Cidade do Rock durante o evento. Desde 2011, o portfólio de produtos licenciados do Rock in Rio cresceu significativamente, com mais de 3.600 itens lançados ao longo das edições no Brasil.
Ana Deccache, diretora de marketing da Rock World, ressalta a importância dos produtos licenciados: “Eles permitem que mais pessoas apaixonadas pela nossa marca interajam com ela de diversas maneiras. Vemos um crescimento robusto na área de licenciamentos a cada edição do festival.”
Cocriação com Marcas Parceiras
Ana também observa que as marcas estão se integrando cada vez mais ao festival, usando-o como plataforma para se conectar com seus públicos. “As marcas estão amadurecendo o trabalho em conjunto com o Rock in Rio e entendendo melhor como podem se beneficiar dessa parceria”, afirma.
Um dos projetos cocriados é o Rock in History, em parceria com a Tim, que oferece uma experiência imersiva de realidade aumentada contando a história do festival através de mobiliários urbanos espalhados pela cidade do Rio de Janeiro. Ana enfatiza que o volume de projetos cocriados nesta edição é significativamente maior do que em qualquer edição anterior, prometendo muitas novidades para os fãs.
O Rock in Rio 2024 não só celebra seu legado, mas também se reinventa, proporcionando aos fãs e consumidores uma vasta gama de produtos e experiências inovadoras.