Se em 1985 o Rock in Rio nascia para dar voz a uma população após um longo período de ditadura e repressões, em 2022 o festival trará mais uma vez o sentimento de esperança, de reencontro e de paz para a mágica atmosfera da Cidade do Rock. Foi com este pensamento que Roberto Medina, criador e presidente do Rock in Rio, desenvolveu mais um conteúdo especial para a edição deste ano e encomendou ao diretor artístico do Palco Sunset, Zé Ricardo, um show inédito em homenagem à edição de 1985, que traz à tona toda a simbologia e relevância do reencontro e do encontro, após estes dois anos de pandemia. Chamado de “1985: A HOMENAGEM”, o espetáculo promove um verdadeiro encontro de gerações, com artistas que viveram a primeira edição do evento junto com nomes que são os hits da atualidade e lideram as paradas musicais brasileiras. Ivan Lins, Elba Ramalho, Blitz, Alceu Valença, Pepeu Gomes, Luisa Sonza, Liniker, Agnes Nunes, Xamã e Andreas Kisser serão as estrelas do espetáculo, que acontecerá no dia 9 de setembro.
A ideia para este show nasce a partir de uma carta* que Roberto Medina, criador e presidente do Rock in Rio, escreveu para ele mesmo, como se estivesse respondendo, nos dias de hoje, um texto feito pelo próprio em 1985. Um hiato de 37 anos separa estas duas edições, mas sentimentos semelhantes são revividos, já que, na época, com o término da ditadura em 1984, a população voltou para as ruas, revelando a grande vontade de se reencontrar, se abraçar e estar junto outra vez. Em 2022, o público também está se deparando com um momento bastante aguardado, o da retomada, da volta da vida após um longo período de dois anos de pandemia.
O Palco Sunset será o fio condutor desta memória. No show encomendado por Roberto ao Zé Ricardo, fica uma pergunta: como seria o Sunset se hoje fosse 1985? Foi por esta narrativa que o espaço dos encontros, queridinho do público e da crítica, preparou um verdadeiro espetáculo que remonta o sentimento da primeira edição do maior festival de música e entretenimento do mundo. “1985: A HOMENAGEM” será produzido pela ótica de 1985, mas explorando todas as propostas, características e convergências proporcionadas unicamente pelo Palco Sunset.
Patrimônio cultural imaterial do estado do Rio de Janeiro
A Lei publicada na edição extraordinária do Diário Oficial, nesta quarta-feira, reconheceu o Rock in Rio, maior festival de música e entretenimento do mundo, como patrimônio cultural imaterial do estado do Rio de Janeiro. A medida foi sancionada pelo governador Cláudio Castro por meio do Projeto de Lei 9.599/22, feito pela deputada Alana Passos.
Para Roberto Medina, presidente do Rock in Rio, o novo título não poderia ter vindo em um momento melhor do que este: “Hoje é um dia muito especial para nós da família Rock in Rio. Além de termos este anúncio incrível do Palco Sunset e o início da pré-venda de ingressos, fomos coroados como patrimônio cultural imaterial do estado do Rio de Janeiro. Quero agradecer a todos os fãs da Cidade do Rock e aos colaboradores do Rock in Rio, pois eles que fazem o festival acontecer. O Rock in Rio é feito de pessoas para pessoas. Em setembro estaremos juntos novamente para a maior e melhor edição de todos os tempos”.
Pré-venda para membros do Rock in Rio Club e clientes Itaú começou ontem, às 19h. Venda oficial de ingressos tem início no dia 5 de abril.
Faltam apenas 19 dias para o tão esperado dia da venda oficial de ingressos do Rock in Rio chegar, e o público em geral já pode se organizar. Enquanto isso, desde às 19h de quinta-feira(17), membros do Rock in Rio Club e clientes do Itaú já podem garantir um lugar na Cidade do Rock deste ano, naquela que será a maior e melhor edição já realizada do Rock in Rio. Os dias 4 e 10 de setembro, que tem Justin Bieber e Coldplay como headliners no Palco Mundo, respectivamente, esgotaram em apenas 15 minutos. Pela sexta edição consecutiva, a Ingresso.com é o parceiro de vendas oficial do festival e a compra dos bilhetes será feita no site rockinrio.ingresso.com. Após três anos longe dos fãs, a Cidade do Rock abre seus portões no dia 2 de setembro e segue sua programação pelos dias 3, 4, 8, 9, 10 e 11. Para 2022, a organização já anunciou todos os headliners do Palco Mundo do festival: IRON MAIDEN, Post Malone, Justin Bieber, Guns n’ Roses, Green Day, Coldplay e Dua Lipa. E no Sunset, estão confirmados: Living Color, Racionais, Corinne Bailey Rae, Avril Lavigne, CeeLo Green e Ludmilla.
A pré-venda começou hoje, às 19h, e segue até o dia 4 de abril às 19h, ou enquanto houver disponibilidade de ingressos. Nela, todos os membros do Rock in Rio Club e clientes com cartões de crédito Itaú, Itaucard, Credicard e Iti tem acesso a compra exclusiva de ingressos, sujeito à disponibilidade. E, a partir do dia 5 de abril, às 19h, será aberta a venda ao público em geral. Para a edição do Rock in Rio Brasil 2022, o valor da entrada será R$ 625,00 (inteira) e R$ 312,50 (meia-entrada). O pagamento pode ser feito por cartão de crédito e o valor parcelado em até 6x sem juros. Tanto na pré-venda quanto na venda geral, aqueles que efetuarem o pagamento com cartão de crédito Itaú, Itaucard, Credicard e Iti podem comprar seus ingressos de gramado e ainda aproveitar 15% de desconto na inteira e o parcelamento em até 8x sem juros, válidos até o final da cota de ingressos disponibilizada para as mesmas. As condições promocionais da pré-venda do Itaú são válidas para aquisição de até 4 (quatro) ingressos por dia de evento, sendo no máximo 1 meia-entrada por dia e por CPF, até o total de 10 (dez) ingressos por CPF. O desconto de 15% não é cumulativo com a meia-entrada ou outros descontos. Outras informações sobre os ingressos estão no site rockinrio.ingresso.com.
Já os membros do Rock in Rio Club podem adquirir até 4 (quatro) ingressos por dia, por CPF, com limite de até 1 meia-entrada por dia e por CPF. A compra pode ser realizada somente pelo titular do Rock in Rio Club, através do CPF informado na adesão, que deverá ser o mesmo do cadastro da Ingresso.com
Sobre a meia-entrada
A compra de meia-entrada é garantida por lei para estudantes, menores de 21 anos, maiores de 60 anos, deficientes e seu acompanhante, profissionais e professores da rede de ensino do Rio de Janeiro e jovens de baixa renda. Os clientes que adquirirem a meia-entrada terão que informar no próprio site todas as informações referentes ao documento que comprove tal condição, para posterior validação, assim como será necessário apresentá-lo no acesso à Cidade do Rock, no dia do evento.
Marcação prioritária de data do Rock in Rio Card termina em 1º de abril
O fã que adquiriu o Rock in Rio Card, na venda exclusiva realizada em novembro do ano passado, somente poderá definir em qual data pretende usá-lo até o dia 1º de abril de 2022. Após esta data o comprador perde a garantia de disponibilidade de datas para escolher.
Ingresso da edição de 2022 será totalmente digital e substituirá pulseiras
Para a próxima edição, pensando na segurança e comodidade do público, o festival traz uma novidade: o ingresso do Rock in Rio 2022 será totalmente digital e substituirá as pulseiras das edições anteriores. Utilizando tecnologia de ponta em parceria com os maiores players do mercado, o Rock in Rio e a Ingresso.com desenvolveram um ingresso seguro, anti-cópia, 100% rastreável, com bloqueio de utilização duplicada e que é compatível com a grande maioria dos smartphones do mercado. Para proteger os fãs ainda mais contra qualquer fraude, o ingresso não pode ser impresso em casa e o código para acesso ao festival será gerado perto da data do evento. Até a data que o código será enviado, o ingresso ainda estará disponível no histórico de compras. Em breve, o festival informará o passo a passo para baixar o ingresso nos smartphones e todas as suas funcionalidades. Outra novidade é que a transferência de titularidade do ingresso será realizada somente através do sistema do Rock in Rio, garantindo assim a rastreabilidade do ingresso para que ninguém o utilize de forma indevida.
Sobre o Rock in Rio
O Rock in Rio foi criado para dar voz a uma geração e promover experiências únicas e inovadoras. Em 1985, o evento foi responsável por colocar o Brasil na rota de shows internacionais. Batendo recordes de público a cada edição e gerando impactos positivos nos países onde é realizado, se consagrou como o maior festival de música e entretenimento do mundo. Consciente do poder disseminador da marca, hoje o Rock in Rio pauta-se por ser um evento com o propósito de construir um mundo melhor para pessoas mais felizes, confiantes e empáticas num planeta mais saudável.
A internacionalização da marca começou por Portugal, Lisboa, em 2004, onde o evento acontece até hoje, seguido por Espanha (Madri) e pelos Estados Unidos (Las Vegas). No Rock in Rio, os números não param de crescer. Pelas Cidades do Rock já passaram mais de 10 milhões de visitantes nestas 20 edições. Em 37 anos, o festival ganhou o mundo e tornou-se um verdadeiro parque de experiências, mas muito além disso, cresceu e ampliou a sua atuação, sempre com o olhar no futuro.
Adotando e incentivando práticas que apoiam o coletivo, o Rock in Rio preza pela construção de um mundo melhor e se une a empresas que possuem este mesmo olhar e diretriz. Em 2013, foi reconhecido por seu poder realizador ao receber a certificação da norma ISO 20121 – Eventos Sustentáveis. Desde a primeira edição, já gerou 237 mil empregos diretos e indiretos e investiu, junto com seus parceiros, mais de R$ 110 milhões em diferentes projetos, passando por temas como sustentabilidade, educação, música, florestas, entre outros.