O maior encontro da história da música brasileira se concretiza neste domingo com o lançamento da música “Deixa o Coração Falar” e seu videoclipe. O festival reuniu 53 ícones da música nacional em uma colaboração inédita, transmitindo uma mensagem poderosa de união e diálogo para superar as diferenças em prol de um mundo melhor.
No ano em que celebra seus 40 anos de história, o Rock in Rio promove uma iniciativa inovadora ao unir artistas de diversos estilos para propagar uma mensagem de esperança e transformação. Desde o início da tarde deste domingo, os fãs podem ouvir a música em todas as plataformas de streaming, enquanto o videoclipe será lançado às 23h no canal oficial do Rock in Rio no Youtube.
Cada reprodução da música contribui para as duas ONGs apoiadas pelo festival nesta edição: Ação da Cidadania e Gerando Falcões, por meio do Favela 3D. Entre os artistas que participam da gravação estão nomes como Xande de Pilares, Gloria Groove, Ana Castela, Ivete Sangalo, Ludmilla, Jorge Aragão, Cabelinho, Roberto Menescal, Andreas Kisser, Chitãozinho & Xororó, entre outros.
“O Rock in Rio foi criado para dar voz a uma geração sedenta pela liberdade, usando a música como catalisador para demonstrar que pessoas de diferentes tribos poderiam viver em paz e harmonia, no mesmo espaço. Quatro décadas depois, o festival lança ‘Deixa o Coração Falar’, reunindo artistas dos mais variados estilos musicais em um verdadeiro hino que mostra justamente que a música ainda pode ser uma ferramenta poderosa para resgatar relações em um país e em uma sociedade fragmentada”, destaca Roberto Medina, presidente da Rock World.
A gravação da música, realizada na última segunda-feira na Cidade das Artes, proporcionou uma mistura mágica de artistas de gêneros musicais distintos. Com a letra carregada de esperança, a composição visa emocionar e encantar os ouvintes, promovendo uma reflexão sobre união e incentivando o diálogo e o abraço como formas de superar as divisões no mundo.
Os direitos autorais da música serão doados para a Ação da Cidadania e Gerando Falcões, por meio do projeto Favela 3D no Morro da Providência. Cada reprodução contribui para essas importantes causas, impulsionando a construção de um mundo melhor. O Rock in Rio também realizará diversas ações, como a venda de produtos licenciados e leilões beneficentes, para gerar renda adicional em prol das instituições apoiadas.
O festival acontecerá nos dias 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro de 2024, com a presença de 700 mil pessoas na Cidade do Rock. Será uma celebração dos 40 anos do evento que colocou o Brasil na rota da música mundial, oferecendo novas experiências e vivências aos fãs. Os ingressos para a venda geral serão disponibilizados em 23 de maio, no site da Ticketmaster. Não perca a chance de fazer parte deste momento histórico!
Sobre o Rock in Rio
1984 marca o início das preparações para a primeira edição do evento idealizado por Roberto Medina e que hoje, 40 anos depois, é considerado o maior festival de música e entretenimento do mundo – o Rock in Rio. A história do evento se entrelaça com a do entretenimento no Brasil, sendo responsável por colocar o país na rota dos eventos internacionais, já que pela primeira vez, um país da América do Sul sediou um evento musical dessa magnitude. Em uma área de 250 mil m2, em Jacarepaguá, durante dez dias, 1 milhão e 380 mil pessoas foram iluminadas pela primeira vez e começaram a fazer parte do grande espetáculo. No palco — o maior do mundo na época, com 80m de boca de cena — 15 atrações nacionais e 16 internacionais. Originalmente organizado no Rio de Janeiro, o festival ganhou o mundo chegando a Lisboa (Portugal), onde é realizado até hoje, passando por Madrid (Espanha) e Las Vegas (USA).
Desde a primeira edição, já gerou 265 mil empregos diretos e indiretos e, apenas na última, em 2022, um impacto econômico de mais de 2 bilhões na cidade do Rio de Janeiro. Também no ano passado, o Rock in Rio foi considerado patrimônio cultural imaterial do estado do Rio de Janeiro. Pelas Cidades do Rock, desde 1985, já passaram mais de 11.2 milhões de visitantes, que assistiram a 3.816 artistas em 130 dias de magia. Dentre os números gigantes do festival, mais de 64 milhões de pessoas alcançadas nas redes sociais apenas em 2022 e mais de 12 milhões de fãs online.
Gerando impactos positivos nos países onde é realizado e consciente do poder disseminador da marca, o Rock in Rio pauta-se por ser um evento com o propósito de construir um mundo melhor para pessoas mais felizes, confiantes e empáticas num planeta mais saudável. Adotando e incentivando práticas que apoiam o coletivo, se une a empresas que possuem este mesmo olhar e diretriz. O festival investiu, junto com seus parceiros, mais de R$ 110 milhões em diferentes projetos, passando por temas como sustentabilidade, educação, música, florestas, entre outros. Apenas na Amazônia, 73 milhões de árvores foram plantadas. A marca foi pioneira em ter a certificação ISO 20121 — Eventos Sustentáveis e, em 2022, começou a trabalhar ambiciosas metas para 2030, alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O ano de 2024 será de muitas comemorações para o Rock in Rio. O ano em que tudo começou, 40 anos depois, dá início às celebrações. E a festa brasileira já está marcada: 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro de 2024, no Parque Olímpico, Rio de Janeiro; e a lisboeta também: 15, 16, 22 e 23 de junho de 2024, no Parque Tejo. Das 22 edições anteriores, nove ocorreram no Brasil (1985, 1991, 2001, 2011, 2013, 2015, 2017, 2019 e 2022), nove em Portugal (2004, 2006, 2008, 2010, 2012, 2014, 2016, 2018 e 2022), três na Espanha (2008, 2010 e 2012) e uma nos Estados Unidos (2015).