Foram quatro anos de espera e o Rock in Rio Lisboa finalmente reabriu portas para os fãs. Em um ano de inúmeras expectativas tanto para Portugal quanto para Brasil, com edições nos dois países, o primeiro reencontro do Rock in Rio com os fãs, em 2022, foi marcado por dias memoráveis, com muita festa e sorrisos estampados nos rostos de quem esteve na Cidade do Rock portuguesa. Nestes últimos dois fins de semana aconteceu a 9ª edição do Rock in Rio Lisboa, e o maior festival de música e entretenimento do mundo recebeu em quatro dias alguns dos principais nomes do cenário pop, rock, rap e hip-hop internacional A edição portuguesa , com suas 56 horas de música, foi um excelente aquecimento para a brasileira ao receber em quatro dias 287 mil pessoas. No Rio de Janeiro, Brasil, o Rock in Rio começa dia 2 de setembro deste ano e segue pelos dias 3, 4, 8, 9, 10 e 11, na Cidade do Rock, na Barra da Tijuca.
O sol brilhou no fim de semana e garantiu dias de paz na Cidade do Rock. Desde ao meio dia, na abertura de portas, o público pode viver experiências que se complementavam em cada uma das áreas do evento — do Palco Mundo, ao Galp Music Valley, Super Bock Digital Stage, Rock Your Streeet, Yorn, além da arena Worten Stage e do Continente Chefs Garden. No sábado, 25, entre os artistas, A-Ha e Duran Duran subiram o Palco Mundo e embalaram a plateia que os acompanhou do início ao fim dos shows. Teve ainda Francisco El Hombre, que também se apresentará no Brasil. Já no domingo, 26, Post Malone, o fenômeno mundial Anitta, e Jason Derulo arrastaram uma verdadeira multidão para a pista, que acompanhou ao vivo alguns dos maiores artistas da atualidade se apresentando.
Anitta fez um novo capítulo na sua história com o festival. Com 80 mil pessoas na Cidade do Rock, o público correspondeu aos comandos da artista e não ficou parado um minuto sequer sob os hits da cantora, como Envolver, Boys Don`t Cry e Bailarina. A cantora, em entrevista no backstage do evento reforçou a importância dos fãs em sua carreira e o quanto vem investindo em seus shows.
“Meus fãs são muito presentes, acompanham tudo o que eu faço e colaboram positivamente em muitos momentos”, lembrou.
“Meus shows contam com enorme investimento. Contratei o cenógrafo que fez o Animal Kingdom, da Disney, para montar meu novo show. Ele fala de pessoas, das potências da favela e dá literalmente voz a estas pessoas”, finaliza.
Na sequência foi a vez do rapper americano Post Malone, que fechou a edição do Rock in Rio Lisboa com chave de ouro. O cantor que estará na edição brasileira do festival, com apresentação marcada para 3 de setembro, agitou o público com os seus sucessos como Rockstar, White Iverson, Congratulations, entre outros. Em uma performance marcada por diversos efeitos especiais, como uma pirotecnia que percorria toda a extensão do palco, Post Malone se despediu do público com uma queima de fogos que coloriu todo o céu do Parque da Bela Vista, encerrando o Rock in Rio do jeito mais emocionante possível.
Para Roberta Medina, vice-presidente do Rock in Rio “esta é a edição do reencontro, mas desde o fim de semana passado uma palavra define o que sinto: amor. Nunca imaginei viver nada assim. É impressionante como todos nós precisamos deste momento, desta energia junta, destes dias de paz. Quando o publico entra pelos portões da Cidade do Rock é como se o mundo parasse para vivermos toda esta magia aqui dentro. Aqui nos permitimos verdadeiramente viver intensamente toda esta explosão de sentimentos tão positivos. Tivemos inúmeros momentos marcantes, como o minuto de silêncio pela paz mundial porque precisamos disso. Temos que cuidar uns dos outros, hoje, agora”. E finalizando, ela disse que “se vivemos esta catarse aqui em Lisboa, imagina no Brasil, onde o público respira o Rock in Rio desde 1985 e o festival é uma febre com ingressos esgotados, inclusive”, celebra.
Sobre o Rock in Rio
O Rock in Rio foi criado para dar voz a uma geração e promover experiências únicas e inovadoras. Em 1985, o evento foi responsável por colocar o Brasil na rota de shows internacionais. Batendo recordes de público a cada edição e gerando impactos positivos nos países onde é realizado, se consagrou como o maior festival de música e entretenimento do mundo. Consciente do poder disseminador da marca, hoje o Rock in Rio pauta-se por ser um evento com o propósito de construir um mundo melhor para pessoas mais felizes, confiantes e empáticas num planeta mais saudável.
A internacionalização da marca começou por Portugal, Lisboa, em 2004, onde o evento acontece até hoje, seguido por Espanha (Madri) e pelos Estados Unidos (Las Vegas). No Rock in Rio, os números não param de crescer. Pelas Cidades do Rock já passaram mais de 10 milhões de visitantes nestas 20 edições. Em 37 anos, o festival ganhou o mundo e tornou-se um verdadeiro parque de experiências, mas muito além disso, cresceu e ampliou a sua atuação, sempre com o olhar no futuro.
Adotando e incentivando práticas que apoiam o coletivo, o Rock in Rio preza pela construção de um mundo melhor e se une a empresas que possuem este mesmo olhar e diretriz. Em 2013, foi reconhecido por seu poder realizador ao receber a certificação da norma ISO 20121 – Eventos Sustentáveis. Desde a primeira edição, já gerou 237 mil empregos diretos e indiretos e investiu, junto com seus parceiros, mais de R$ 110 milhões em diferentes projetos, passando por temas como sustentabilidade, educação, música, florestas, entre outros.