Na efervescente atmosfera do Rio2C, o maior evento de criatividade da América Latina, a Firjan – SENAI SESI apresentou uma atração que levou os visitantes a uma jornada extraordinária: um jogo de realidade virtual desenvolvido pelos alunos do curso de programação de jogos digitais da unidade Maracanã. A equipe, liderada pelo professor Cleber Freitas, criou uma experiência imersiva que permite aos jogadores viver um dia como astronauta.
No jogo, os participantes começam em uma estação espacial, onde devem interagir com o comandante da missão. Este personagem guia os jogadores através das etapas iniciais: primeiro, liberando o acesso a um traje espacial essencial, e depois, ativando um teletransporte que os lança para dentro de uma nave espacial. É neste ponto que a aventura realmente começa. Os jogadores se encontram diante de um vasto planeta, onde a sensação de imersão é tão poderosa que até os mais corajosos podem sentir um frio na barriga.
“O maior desafio é administrar o tempo do oxigênio disponível para sair da nave, reparar uma estrutura danificada e voltar em segurança antes que o ar acabe,” explicou o professor Cleber Freitas.
A ativação chamou a atenção de todos, e a realidade virtual parecia tão real que dava até para duvidar. Durante o experimento, um dos jornalistas congelou por causa da altura, e abandonou o jogo. Mas olha só: no dia seguinte, incentivado por um dos alunos, ele voltou e conseguiu terminar a experiência. Isso mostra o quanto o jogo é imersivo e o quanto a turma sabe dar aquele empurrãozinho amigo!
“A sensação de estar realmente no espaço é incrivelmente realista, especialmente quando se abre a porta da nave e só se vê o vazio do espaço.” – explicou o professor.
A concepção do jogo teve início com uma ideia do coordenador Alex William no ano anterior, que desejava integrar o tema do metaverso nas atividades escolares. Inicialmente, a equipe trabalhou em um projeto de realidade aumentada, com um QR Code que, ao ser escaneado, trazia um astronauta flutuando no saguão da unidade. Inspirado por essa ideia, o professor Pedro Barreto, considerado um artista de “mão cheia”, desenhou na parede uma ilustração de um astronauta sentado tomando café.
“Foi então que o nosso coordenador Alex perguntou, se eu não queria pegar os alunos de programação de jogos digitais e criar algo com essa tecnologia.” relembrou Cleber.
“Começamos a desenvolver de forma despretensiosa até que nosso amigo Gabriel, promotor de eventos, viu o projeto, gostou e falou: ‘Vamos levar isso aí para o Rio2C’. Isso foi há apenas um mês atrás.”
Com essa motivação, a equipe intensificou os trabalhos para finalizar o jogo a tempo do evento.
“Demos um gás neste último mês para trazer o projeto para cá,” lembrou Cleber. “E o resultado é essa experiência imersiva que os visitantes puderam conhecer.”
“Foi um trabalho colaborativo com cerca de 14 alunos, e cada um trouxe suas habilidades únicas para o projeto,” disse Freitas. “Nós unimos educação e inovação, e o resultado foi um projeto que não só proporcionou uma experiência incrível para os visitantes do Rio2C, mas também deu aos nossos alunos uma valiosa experiência prática.”
A exibição no Rio2C foi um sucesso, e Freitas revela que a equipe está animada para levar o projeto a outros eventos e locais. “Queremos que mais pessoas experimentem essa sensação única de ser um astronauta, nem que seja por alguns minutos. É uma oportunidade de aprendizado e diversão que transcende a sala de aula.”
Lista com os nomes dos Alunos
Arthur de Andrade Meireles Nagahara
UI e Programação
Mariona Dias Reis
UI e Programação
Matheus Augusto Teixeira Lopes
Modelagem 3D
Cauã Victor do Nascimento Silva
Audio e UI
Matheus dos Santos Aguiar Silva
UI e Testador
Gabriel de Jesus Oliveira
Testador
Gabriel Luiz Oliveira França
Modelagem 3D
Samuel Ribeiro da Silva
Áudio e Programação
Thiago Corrêa da Silva
Programação
João Victor Caetano de Bastos
Áudio e UI
Thiago Ribeiro da Silva
UI e Testador e Modelagem 3D
Kauã Angelo da Silva Ribeiro da Costa
UI e Programação
Victor Hugo Alves da Silva
UI
Alan
Áudio
O projeto do SENAI Maracanã é um exemplo inspirador de como a educação e a inovação podem se unir para criar experiências enriquecedoras e inesquecíveis. E para os curiosos e entusiastas de jogos, a promessa de viver uma aventura no espaço é um convite irresistível para explorar novos horizontes, mesmo que virtualmente.