Petrópolis foi castigada novamente com as fortes chuvas na região. Desde o início, o Sebrae Rio vem oferecendo informações de acesso a crédito, gestão e consultorias gratuitas aos empreendedores locais. Para continuar a apoiar os pequenos negócios da região, a instituição, por meio do programa Sebraetec, levará consultores, de forma gratuita, até 500 microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte para avaliar o estrago causado pela chuva. Após essa avaliação, o Sebrae vai reembolsar com até 80% do custo total para empreendedores com prejuízos de até R$ 10 mil, dependendo do porte da empresa. O objetivo é melhorar a infraestrutura do local, reparar danos e priorizar a compra de materiais que façam a empresa voltar a funcionar normalmente. Os 20% restantes do custo total serão de responsabilidade do empresário.
“A nossa missão é apoiar o empreendedor a superar esse momento de crise. Estaremos com consultores capacitados, que farão um levantamento junto ao empresário, para que possam desenvolver um plano de ação com a meta de restabelecer o espaço físico da empresa, com avaliação dos danos estruturais e levantamento de perdas de equipamentos”, conta Cláudia Pacheco, coordenadora do Sebrae Rio na Região Serrana II.
Após essa avaliação, a empresa priorizará a aquisição de bens e serviços, respeitando o limite do teto concedido, além de receber orientação técnica sobre as principais questões envolvendo os pequenos negócios.
Ações do Sebrae Rio
Uma ação, que recebeu o nome, Compre de Petrópolis, serve de conscientização para que as pessoas priorizem comprar dos empresários da cidade. O Sebrae Rio também vem promovendo consultorias gratuitas, personalizadas e on-line, voltadas para finanças, reposicionamento de mercado e de marketing digital. Cada consultoria tem cinco horas de duração e o empreendedor que quiser recebê-las deve procurar a instituição pelos canais de atendimento: WhatsApp ou Telegram (21) 96576-7825, 0800 570 0800, redes sociais ou nos pontos de atendimento do Sebrae Rio em Petrópolis.
Sebraetec
O Sebraetec surgiu como alternativa para apoiar pequenos negócios afetados por tragédias ambientais pelo fato de alguns serviços necessários para o momento, já apresentarem alguma similaridade com outros serviços contemplados no portfólio Sebraetec. Como por exemplo: Design de Ambientes, fachadas, layout produtivo e aqueles que envolvem avaliação e melhoria de processos (incluindo máquinas e ferramentas).