A Secretaria de Políticas e Promoção da Mulher participou da tradicional cerimônia de lavagem da pista da Marquês de Sapucaí, neste sábado (03/02), reta final dos ensaios técnicos. O desfile contou com a presença de mais de 300 mulheres, que frequentam os equipamentos da Secretaria da Mulher, e desfilaram pela avenida carregando as faixas “Carnaval + Seguro para as mulheres”, “Respeita as minas” e “Depois do não, é assédio”. Antes do desfile, as mulheres se reuniram no Circo Crescer e Viver para participar da capacitação do Stand Up, plataforma de treinamento contra o assédio nas ruas de L’Oréal Paris, e realizaram uma oficina de customização de camisas e abadás. A ação faz parte da campanha Carnaval + Seguro para as mulheres, que tem como objetivo conscientizar a população sobre o combate ao assédio.
Para a secretária da Mulher, Joyce Trindade, a campanha Carnaval + Seguro reafirma o compromisso em garantir a segurança das mulheres.
– O carnaval é a maior festa da nossa cultura e precisa ser também uma época em que todas as mulheres se sintam seguras. Estaremos na Sapucaí reforçando a nossa missão de assegurar que as mulheres tenham sua dignidade garantida e conscientizando a população sobre o combate à violência. Sempre é tempo de enfatizar que depois do não, é assédio. Queremos promover um carnaval com respeito e acolhimento para todas – afirma Joyce.
A iniciativa Rio + Seguro para as mulheres teve início no Réveillon de 2022, e pelo segundo ano consecutivo acontece em um dos maiores eventos culturais do Brasil, reforçando o compromisso da Secretaria da Mulher com a vida e a segurança das mulheres.
Sobre Stand Up
Stand Up é o programa de treinamento desenvolvido por L’Oréal Paris junto com a ONG Right To Be, que já impactou mais de 1.5 milhões de pessoas no mundo. A metodologia de intervenção se provou eficaz quando aplicada em universidades americanas, diminuindo em 17% os casos de violência sexual no local. O programa oferece um método baseado em 5 Ds – distrair, delegar, documentar, direcionar e dialogar – que auxiliam homens e mulheres a intervir com segurança diante dessa situação. No Brasil, a ONG Cruzando Histórias é responsável pelos treinamentos.
Saiba mais em:
https://www.cruzandohistorias.org/combata-o-assedio
https://www.loreal-paris.com.br/stand-up