Na manhã desta terça-feira, a Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação Fames, que visa combater um esquema criminoso de desvio de verbas públicas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) no município de Belford Roxo, na Baixada Fluminense. A operação, que conta com o apoio do Ministério Público Federal (MPF) no Rio de Janeiro, resultou na prisão do secretário municipal de Educação, Denis Macedo.
Além do mandado de prisão, a PF cumpre 21 mandados de busca e apreensão na capital fluminense e em diversos municípios da Baixada Fluminense. As medidas judiciais foram expedidas pela 7ª Vara Federal do Rio de Janeiro.
Segundo a PF, agentes públicos da Secretaria Municipal de Educação desviaram aproximadamente R$ 6,1 milhões destinados à compra de merendas escolares, em conluio com empresas fornecedoras desses alimentos. Além do desvio de recursos, foram encontrados indícios de pagamento de vantagens indevidas aos servidores públicos pelas empresas envolvidas. A investigação também apura um esquema de lavagem de dinheiro utilizado para dissimular os recursos ilícitos.
Os envolvidos podem responder por diversos crimes, incluindo uso de documento falso, peculato, corrupção, fraude à licitação e lavagem de dinheiro. A Agência Brasil procurou a assessoria de imprensa da prefeitura de Belford Roxo e a Secretaria Municipal de Educação, mas ainda aguarda um posicionamento oficial.