A seleção brasileira masculina Sub-23 de futebol está completa na Granja Comary, sede da CBF em Teresópolis (RJ), para iniciar a preparação para o Torneio Pré-Olímpico Sul-Americano. Os 23 jogadores convocados por Ramon Menezes passarão por avaliações médicas antes do primeiro treino no final desta tarde.
O Brasil, atual bicampeão olímpico (Rio 2016 e Tóquio 2020), estreará contra a Bolívia, em 23 de janeiro, pelo Grupo A, que inclui ainda Venezuela, Colômbia e Equador. A chave B conta com Argentina, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai.
Na fase inicial do torneio, todas as seleções de cada grupo se enfrentam em jogo único. As duas melhores de cada chave avançam para o quadrangular, no qual as duas equipes com melhor pontuação garantem vaga para a final e, consequentemente, asseguram a participação nos Jogos de Paris.
#BRA @CBF_Futebol have won #Gold again! #BRA
For the second Olympics in a row, Brazil are the men’s #Football champions!#StrongerTogether | #Tokyo2020 | @FIFAcom pic.twitter.com/46l0fAPwtW
— The Olympic Games (@Olympics) August 7, 2021
Após enfrentar a Bolívia, o Brasil jogará contra Colômbia, Equador e Venezuela. Todos os jogos da fase de grupos ocorrerão no Estádio Brígido Iriarte, em Caracas. A final do Pré-Olímpico está programada para 11 de fevereiro.
Enquanto a seleção olímpica feminina já tem presença garantida em Paris 2024 após vencer a Copa América no ano passado, a equipe masculina enfrentará a disputa para conquistar uma das duas vagas disponíveis.