Aprendizagem Profissional: alternativas e perspectivas para as juventudes é o tema do seminário organizado pelo Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE Rio, que está em sua sétima edição. O debate será sobre o cuidado com a saúde mental na formação profissional de adolescentes e jovens. Aberto a todos os interessados, com inscrições gratuitas, o seminário contará com a presença de jovens, empresas, entidades e representantes de órgãos governamentais ligados à Aprendizagem Profissional e à temática da saúde mental.
A palestra de abertura será ministrada por Diogo Bonioli, Psicólogo e Psicanalista, Doutorando em Psicologia (UFRJ) e Mestre em Psicologia (UFRJ). Em seguida, um painel de debates reunirá representantes de atores envolvidos no processo de formação do aprendiz e na questão da saúde mental.
Segundo o relatório Situação Mundial da Infância 2021, estima-se que, no Brasil, quase uma em cada seis crianças e adolescentes entre 10 e 19 anos de idade viva com algum transtorno mental.
A pandemia reforçou a necessidade de se estabelecer medidas para garantir o bem-estar de toda uma geração. A interrupção dos estudos presenciais e as medidas de distanciamento e isolamento social significaram um risco para a qualidade de vida e a saúde mental de milhões de adolescentes e jovens por todo o mundo. Mais ainda, a crise econômica resultante dos efeitos da pandemia colocou em xeque as possibilidades futuras da chamada geração Z.
Entretanto, se, por um lado, a pandemia trouxe efeitos negativos, em vários aspectos, por outro, ela deixou ainda mais evidente a necessidade de se trabalhar para o fortalecimento da saúde mental de crianças e adolescentes.
Inserir os jovens no mundo do trabalho, estimular a progressão nos estudos e combater a evasão escolar e o trabalho infantil são apenas alguns benefícios da Lei da Aprendizagem. Ter um olhar cuidadoso para a saúde mental é um dos desafios.
Nesse contexto, para que os jovens tenham a oportunidade de aliar o estudo ao trabalho decente, o Programa Jovem Aprendiz CIEE oferece aos jovens com idade entre 14 e 24 anos a oportunidade de ter acesso a uma formação profissional e cidadã por meio da união de teoria e prática. O Programa visa ao desenvolvimento efetivo de adolescentes e jovens, possibilitando total imersão e correlação dos conteúdos do mundo do trabalho, prática profissional e sociedade, garantindo a capacitação prática e capacitação teórica, estimulando e potencializando as competências socioemocionais, comportamentais e técnicas.
O CIEE Rio estimula as empresas parceiras a contratarem, preferencialmente, adolescentes em situação de vulnerabilidade social e as auxilia no cumprimento da cota de contratação de aprendizes exigida por lei e na formação de seus futuros talentos.
Programação:
- Diogo Bonioli – Psicólogo e Psicanalista, Doutorando em Psicologia (UFRJ) e Mestre em Psicologia (UFRJ);
- Susana Andriolo – Psicóloga clínica e infanto-juvenil, especialista em infância e adolescência;
- Robson Lourenço – Diretor de Gente, Cultura e Carreira do Grupo Cataratas;
- Daniela Coura – Psicóloga, Supervisora de Assistência Social e Filantropia do CIEE Rio;
- Edvaldo Martins – Aprendiz CIEE Rio.
Serviço
Seminário “Aprendizagem Profissional: alternativas e perspectivas para as juventudes”
Data: 04 de outubro
Horário: das 13h às 17h
Inscrição: gratuita
Local: Teatro R. Magalhães Junior – Academia Brasileira de Letras
Endereço: Avenida Presidente Wilson, 203 – Castelo
Inscrições pelo Sympla: