Sete a cada dez estudantes universitários ou aspirantes a ingressar em uma faculdade utilizam regularmente ferramentas de inteligência artificial (IA) em sua rotina de estudos. Além disso, 80% dos participantes conhecem as principais ferramentas de IA, como ChatGPT e Gemini. Esses dados foram divulgados pela pesquisa “Inteligência Artificial na Educação Superior”, realizada pela Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (Abmes) em parceria com a Educa Insights.
Conforme o levantamento, que ouviu 300 estudantes de todas as regiões do Brasil em julho de 2024, 29% utilizam ferramentas de IA diariamente e 42% semanalmente, totalizando 71% de uso frequente. A pesquisa incluiu estudantes que começaram a faculdade no final de 2023 ou início de 2024, além de aqueles interessados em cursar uma graduação particular, com idades entre 17 e 50 anos.
O estudo também revelou um aumento no uso de IA em comparação com a primeira pesquisa realizada em 2023. Em 2024, 80% dos entrevistados afirmaram conhecer as ferramentas de IA, um aumento de 11 pontos percentuais em relação ao ano anterior. Além disso, o uso frequente dessas ferramentas subiu 18 pontos percentuais, de 53% em 2023 para 71% em 2024.
Entre os benefícios apontados pelos participantes estão a possibilidade de aprender em qualquer lugar e a qualquer momento (53%), acesso a informações e conteúdos mais atualizados e diversificados (50%), e maior eficiência e rapidez na resolução de dúvidas e problemas (49%).
Contudo, os entrevistados também identificaram desafios no uso da IA na educação. Os principais obstáculos incluem a falta de interação humana (52%), a dependência excessiva de tecnologias que podem falhar ou ficar obsoletas rapidamente (49%), e a possibilidade de erros nas avaliações e correções feitas por inteligências artificiais (41%).
Substituição por IA
A pesquisa também abordou a confiança dos estudantes nas ferramentas de IA e sua potencial substituição de professores. Cerca de 56% dos participantes acreditam que as ferramentas de IA estão se tornando cada vez mais confiáveis para atividades acadêmicas. Além disso, 84% consideram que, no futuro, a IA poderá substituir parcialmente a atuação dos professores, seja na estruturação das aulas ou no auxílio à correção de trabalhos e provas.
Em relação ao mercado de trabalho, 45% dos entrevistados consideram que a automação terá um impacto significativo, mas apenas 14% acreditam que serão totalmente substituídos por máquinas em suas profissões. Outros 41% afirmaram que a substituição dependerá do ramo de atuação, enquanto 37% acreditam que as ferramentas de IA serão um apoio na realização do trabalho, sem substituir completamente os humanos.
Diante desse cenário, 74% dos estudantes consideram importante ou muito importante que as instituições de ensino superior invistam em IA e incorporem essas ferramentas no processo educativo.