O Brasil teve uma estreia tranquila na Copa do Mundo da Austrália e Nova Zelândia. Sem enfrentar sustos, a seleção dominou completamente o Panamá, vencendo por 4 a 0 no estádio Hindmarsh, em Adelaide (Austrália), nesta segunda-feira (24). O destaque da partida foi Ary Borges, que brilhou ao marcar três gols e ainda deu uma assistência para Bia Zaneratto fazer o outro gol da equipe brasileira. Com esse resultado expressivo, a equipe comandada por Pia Sundhage assumiu a liderança do Grupo F, somando três pontos, aproveitando o empate entre França e Jamaica no jogo anterior.
🇧🇷 @_AryBorges shines as #BRA claim victory!#BeyondGreatness | #FIFAWWC
— FIFA Women's World Cup (@FIFAWWC) July 24, 2023
Mesmo sem a rainha Marta, que se recuperava de um desconforto na coxa esquerda, o Brasil iniciou com muita energia em Adelaide. Em menos de dez minutos de jogo, já havia realizado quatro finalizações contra o gol adversário, exigindo boas intervenções da goleira Bailey.
Aos 18 minutos, o show de Ary Borges começou. Debinha recebeu um lançamento pela esquerda, dominou e cruzou na área. Ary Borges apareceu livre e cabeceou no canto esquerdo, abrindo o placar.
Atuando com intensidade pelos lados, o Brasil não dava trégua ao Panamá, mantendo a posse de bola em torno de 60% e criando oportunidades constantemente. Aos 38 minutos, veio o segundo gol.
Tamires cruzou pela esquerda, Ary Borges cabeceou, parando em Bailey. No entanto, no rebote, com a goleira caída, ela não teve dificuldades para marcar o segundo gol.
https://twitter.com/SelecaoFeminina/status/1683458306856157184?s=20
No segundo tempo, a seleção brasileira entrou determinada a resolver o jogo. Aos três minutos, ampliaram a vantagem com um belo gol coletivo. Após uma sequência de passes na entrada da área panamenha, Debinha cruzou pela esquerda, encontrando Ary Borges livre em frente ao gol. Ary dominou a bola e, ao driblar a marcação, apenas rolou para trás, onde Bia Zaneratto finalizou com facilidade para marcar o terceiro gol, abrindo ainda mais a vantagem.
Com a vitória bem encaminhada, a técnica Pia Sundhage começou a fazer substituições na equipe, e o ritmo do Brasil diminuiu. Mesmo assim, a pressão sobre o gol adversário continuou.
Aos 25 minutos, Geyse, que entrou no lugar de Debinha, fez um cruzamento preciso pela esquerda, encontrando a inspirada Ary Borges, que novamente completou de cabeça para marcar o quarto gol.
Cinco minutos depois, a estrela da partida (na Austrália) deixou o campo para a entrada de Marta, que estava se recuperando de uma lesão na coxa esquerda e começou a partida no banco de reservas.
#BRA opening their #FIFAWWC 2023 account in style! 🔓#BeyondGreatness
— FIFA Women's World Cup (@FIFAWWC) July 24, 2023
A camisa 10 teve oportunidades para marcar e se tornar a única jogadora na história das Copas a fazer gols em seis edições da competição. No entanto, apesar do Brasil ter finalizado 34 vezes no jogo, não conseguiu encontrar as redes novamente.
Após uma atuação sólida na estreia, a seleção agora enfrentará, em tese, seu desafio mais difícil na fase de grupos da Copa. No próximo sábado (29), às 7h (horário de Brasília), o Brasil terá pela frente a forte equipe da França, em Brisbane. Esse duelo pode definir quem terminará na liderança do grupo, sendo um confronto crucial para ambas as equipes.