Mais uma daquelas noites incríveis que só a parceria Circo Voador e Queremos! faz acontecer. Sexta, dia 26 de maio, a Snarky Puppy volta ao Circo Voador para o lançamento de “Empire Central” (2022), discaço que acaba de ganhar o Grammy 2023 na categoria Melhor Álbum Instrumental Contemporâneo. Pra completar, Jonathan Ferr abre os trabalhos com seu irresistível urban jazz. Os portões abrem às 21h.
Originário do Texas, a Snarky Puppy passou de desconhecido para uma das bandas mais requisitadas e sensacionais da música instrumental mundial. Na verdade, ela funciona como uma espécie de coletivo com até 25 integrantes, em rotação regular. Cada um deles mantém agendas ocupadas como acompanhantes (com artistas como Erykah Badu, Snoop Dogg, Kendrick Lamar e D’Angelo), produtores (para Kirk Franklin, David Crosby e Salif Keïta) e artistas solo (muitos dos quais estão no selo da banda, GroundUP Music).
Em sua essência, o grupo representa a convergência da cultura musical americana negra e branca com vários sotaques de todo o mundo. Japão, Argentina, Canadá, Reino Unido e Porto Rico têm representação entre os membros do grupo. Porém, mais do que a diversidade cultural dos músicos individuais, a característica definidora da música do Snarky Puppy é o prazer deles tocarem juntos no eterno desejo de crescerem criativamente.
A banda, que tem quatro prêmios Grammy na bagagem, foi formada pelo baixista e compositor principal Michael League em 2004, começando discretamente como um grupo de amigos de faculdade no programa de estudos de jazz da University of North Texas. Três anos depois, uma interseção fortuita com o gospel e a comunidade R&B, em Dallas, transformou a música em algo mais divertido, mais direto e mais visceral. Foi nessa época que o grupo absorveu músicos como Robert “Sput” Searight (bateria), Shaun Martin (teclados) e Bobby Sparks (teclados) e foi fortemente influenciado pelo lendário tecladista Bernard Wright (Miles Davis, Chaka Khan, Marcus Moleiro).
Vivendo atualmente em Nova Iorque, a big band desembarca no palco do Circo, onde fez um show catártico em 2017, para mostrar em primeira mão o álbum mais recente, “Empire Central”, que traz ritmos como jazz, rock, world music e funk.
A noite já começa épica com o afrofuturista Jonathan Ferr apresentando seu novo trabalho “Liberdade”. Pioneiro do urban jazz no Brasil, Ferr já entregou shows memoráveis na Lona e neste novo pouso mostra, mais uma vez, porque é um dos nomes mais festejados do jazz nacional e responsável por popularizar um gênero que por muito tempo foi (e ainda é) considerado elitista. Em “Liberdade”, o multi-instrumentista mergulha ainda mais fundo na sua mistura de jazz com outras sonoridades como hip hop, soul e r&b.
Serviço
SNARKY PUPPY | Lançamento “Empire Central”
E mais: Jonathan Ferr
Data: Sexta, 26 de maio de 2023
ABERTURA DOS PORTÕES
21h
INGRESSOS
1º lote: ESGOTADO
2º lote: ESGOTADO
3º lote: ESGOTADO
4º lote:
R$ 210 (meia-entrada para estudantes, menores de 21 anos, pessoas com deficiência e maiores de 60 anos | ingresso solidário válido com 1 kg de alimento | cliente Clube O Globo – participante do programa de relacionamento do Jornal O Globo | cliente Cartão Giro MetrôRio – cadastre o cartão e pague meia-entrada em até 2 ingressos)
R$ 420 (inteira)
Classificação: 18 anos (maiores de 14 anos somente acompanhados pelos responsáveis)
Compras na bilheteria do Circo Voador e pelo site da Eventim: www.eventim.com.br