Visando o equilíbrio entre as filiadas e maior qualidade ao espetáculo, e sobretudo, transparência, a nova administração da Superliga Carnavalesca do Brasil, apresentou nesta semana, o novo Regimento, ou seja, um conjunto de orientações adequações, que cada escola, remanescentes ou que deseja desfilar no Grupo de Avaliação, deve seguir.
Como dito anteriormente, o novo regimento, visa buscar um equilíbrio entre as escolas do grupo, no desejo de engrandecer o desfile de domingo, na Intendente Magalhães; ou Ernani Cardoso, como foi no último carnaval.
Esse novo regimento visa também, adequar as pleiteantes a desfilar no grupo, e uma readequação às que já estão na série, com o objetivo de torná-las aptas a pisar na avenida, no próximo carnaval.
O calendário do grupo, bem como a ordem dos desfiles, datas das disputas de samba de cada escola, entre outros, deverão ser apresentados ao longo das próximas semanas.
Abaixo, a lista de obrigações, que cada escola deverá cumprir, para se tornar apta para o desfile.
Além das obrigações, previstas no estatuto, as escolas deverão cumprir as seguintes regras:
1. Entregar, na sede da Superliga, a ata e estatuto atualizado até 1° de Setembro de 2023.
Cada escola de samba candidata a vaga para desfilar no Grupo de Avaliação, Carnaval 2024, deverá realizar um evento de apresentação da escola e/ou enredo, até 31 de novembro, com as seguintes obrigatoriedades:
1. Apresentar,no mínimo, 20 baianas igualmente uniformizadas.
2. Apresentar o mínimo de 40 ritmistas igualmente uniformizados.
3. Apresentar o mínimo de 20 passistas igualmente uniformizados.
4. Apresentar o mínimo de 10 componentes da Comissão de Frente, igualmente uniformizados.
5. Apresentar o mínimo de 10 diretores de harmonia igualmente uniformizados.
Cada agremiação deverá protocolar, na secretaria da Superliga Carnavalesca do Brasil, a data do evento obrigatório e de todas as formalidades previstas neste Regimento Interno.
Caberá ao Presidente Administrativo da Superliga Carnavalesca do Brasil, indicar os membros da Comissão de Avaliação que irá analisar e aprovar as escolas de samba que irão desfilar no Grupo de Avaliação.
A Comissão de Avaliação será composta por até 05 membros e a ela competirá:
1. Verificar as atas e estatutos das agremiações que pretendem desfilar no Carnaval 2024.
2. Verificar e acompanhar o evento citado no Artigo 2 deste Regimento Interno.
O Presidente Administrativo da Superliga Carnavalesca do Brasil irá divulgar até 04 de setembro de 2023, as agremiações aprovadas pela Comissão de Avaliação e que irão desfilar no Grupo de Avaliação, Carnaval 2024.
O Grupo de Avaliação, Carnaval 2024, será composto por até 24 escolas de samba.
A agremiação que não cumprir algum dos artigos anteriores está automaticamente eliminada e impedida de participar do Grupo de Avaliação para o Carnaval 2024.
O Sorteio da ordem dos desfiles do Grupo de Avaliação será realizado no dia 12 de dezembro de 2023.