O Brasil encerrou sua participação no taekwondo nos Jogos Olímpicos de Paris com uma única medalha de bronze, conquistada pelo paraibano Edival Marques, conhecido como Netinho. Na sexta-feira (9), foi a vez dos atletas Caroline Santos, apelidada de Juma, e Henrique Marques subirem ao ringue montado no icônico Grand Palais, porém, ambos ficaram fora do pódio.
Na categoria até 67 kg feminino, Caroline Santos enfrentou a tailandesa Sasikarn Tongchan, mas foi derrotada por 2 a 0. Com a eliminação de Tongchan nas quartas de final, a brasileira perdeu a chance de disputar a repescagem e saiu da competição sem medalha.
Ver esta publicação no Instagram
Henrique Marques, competindo na categoria até 80 kg masculino, teve um começo promissor ao vencer sua luta de estreia contra o jordaniano Saleh El-Sharabaty por 2 a 0. No entanto, Henrique foi derrotado nas quartas de final pelo sul-coreano Seo Geo-woo, também por 2 a 0. A eliminação do coreano na semifinal impediu que Henrique tivesse a oportunidade de lutar pelo bronze na repescagem.
Além de Henrique e Caroline, o Brasil foi representado no taekwondo por Maria Clara Pacheco, na categoria até 57 kg feminino, e Edival Marques, na categoria até 80 kg masculino, que garantiu a única medalha brasileira na modalidade em Paris. Com essa conquista, o Brasil acumula três medalhas de bronze na história do taekwondo olímpico, com as anteriores sendo conquistadas por Natália Falavigna em Pequim 2008 e Maicon Andrade na Rio 2016.