O The Town está prestes a realizar sua primeira edição em menos de dois meses, e além de destacar-se nas áreas de música, cultura e arte, o festival também se destaca pelo seu compromisso com a sustentabilidade. Em linha com o pilar “Por Um Mundo Melhor”, presente no Rock in Rio e agora no maior festival de São Paulo, a organização anunciou, nesta sexta-feira, uma série de ações socioambientais que serão implementadas logo em sua estreia. Dentre as medidas, a parceria com Heineken, Red Bull, Coca-Cola e Braskem para o uso de copos reutilizáveis se destaca, visando incentivar o consumo consciente, reutilização de materiais e descarte adequado. A expectativa é que essa medida permita uma redução de mais de 10 toneladas de resíduos durante os cinco dias do evento, tornando-se uma das maiores operações sustentáveis do mundo. Essas ações fazem parte de um amplo plano de sustentabilidade elaborado para a primeira edição do The Town, abrangendo áreas ambientais, sociais e de governança, como gestão de resíduos, acessibilidade, mobilidade, inclusão e diversidade, com o objetivo de alcançar metas sustentáveis até 2030.
A Rock World, empresa responsável pela criação, organização e produção do The Town e do Rock in Rio, está empenhada em evoluir constantemente na área de ESG (Environmental, Social, and Governance) e propôs-se a avaliar o seu nível de maturidade em desempenho ambiental, social e de governança, por meio de um estudo realizado pela Deloitte – uma iniciativa pioneira no setor de eventos.
“Estamos, mais uma vez, fazendo história quando se trata de sustentabilidade. Com a megaoperação dos copos reutilizáveis, o The Town já nasce promovendo uma ação que está entre as maiores do mundo no que se refere a eventos e meio ambiente. Com a chegada do novo e maior festival de São Paulo, também assumimos o compromisso de sermos agentes ativos na construção de um mundo melhor, gerando impactos positivos para o planeta. Está no DNA da Rock World assumir a responsabilidade sobre o espaço que vivemos e acreditamos muito em usar a força do festival para seguir promovendo o desenvolvimento de impactos positivos para a sociedade”, afirma Roberta Medina, Vice-presidente de Reputação de Marca da Rock World.
Desde o estabelecimento do pilar “Por Um Mundo Melhor” em 2001, a Rock World tem sido um importante agente de transformação, trabalhando para aprimorar constantemente o nível de maturidade de suas ações sustentáveis. Através de sua ampla força de comunicação com o Rock in Rio e o The Town, a marca incentiva e motiva as pessoas a adotarem mudanças em seu dia a dia, resultando na implementação de boas práticas – algo que já ocorre e funciona no festival carioca e que também será refletido no evento de São Paulo. Neste ano, o Rock in Rio celebra 10 anos de certificação ISO 20121 – Eventos Sustentáveis, evidenciando o compromisso dos festivais da Rock World em contribuir para um mundo melhor. Dessa forma, a empresa elaborou um sólido plano de sustentabilidade para o The Town, que serve como guia, fornecendo orientações não apenas para a Companhia, mas também para patrocinadores e fornecedores. Assim, o The Town, logo em sua primeira edição, baseia-se em ações desse plano, adotando uma série de medidas de impacto positivo, como a grandiosa operação de copos reutilizáveis, entre outras que causam um grande impacto.
Uma das ações de destaque é a implementação de copos reutilizáveis em todos os pontos de venda de bebidas durante o festival. Com essa inovadora medida, o evento deixará de gerar 10 toneladas de resíduos ao longo dos cinco dias. Considerando que, na última edição do Rock in Rio, 80% dos resíduos da Cidade do Rock foram destinados à reciclagem e valorização, incentivando o descarte consciente e a reciclagem, o The Town agora buscará reduzir o consumo e promover a reutilização, o que torna essa ação uma das maiores operações de copos reutilizáveis em eventos no mundo. Os copos disponíveis na Cidade da Música serão feitos de materiais duráveis e de qualidade, permitindo que os fãs os utilizem durante todo o festival e levem-nos para casa.
Essa grande iniciativa visa estimular a reutilização dos copos pelo público no gramado. Serão disponibilizados quatro tipos de copos: um para o chopp da Heineken, outro para Heineken 0.0, um para os refrigerantes da Coca-Cola e mais um para os energéticos da Red Bull. A reutilização dos copos será recompensada para os fãs que adotarem um comportamento sustentável, com descontos nas bebidas cada vez que reutilizarem o copo ao fazerem uma nova compra de Heineken, Coca-Cola ou Red Bull.
A Braskem também participa dessa parceria, incentivando comportamentos conscientes e recompensando o público que aderir aos copos reutilizáveis, com a chance de ganhar um cordão para pendurar o copo. Além disso, a marca incentivará o reuso do copo, dando a oportunidade de ganhar novos brindes a cada hora em que o copo for utilizado. A dinâmica da Braskem funcionará da seguinte forma: o cliente deve vincular o número do copo ao CPF, por meio de um APP, e isso permitirá que o público retire gratuitamente um cordão para segurar o copo no estande da Braskem. A partir daí, em cada nova compra de bebida, as pessoas poderão usar o mesmo copo, evitando a necessidade de comprar outro. A cada hora, aqueles que estiverem utilizando o mesmo copo terão a oportunidade de ganhar novos prêmios no estande da Braskem, incluindo brincos, capas de chuva, cangas, pochetes e até ingressos para o dia seguinte. No espaço da marca, também será possível higienizar os copos gratuitamente.
The Town já nasce com robusto plano de sustentabilidade e terá metas sustentáveis a serem cumpridas até 2030
O The Town, em sua primeira edição, possui um abrangente plano de sustentabilidade alinhado com as metas da Rock World até 2030. O festival prioriza ações que impactam positivamente os pilares do ESG. Medidas ambientais incluem o uso de copos reutilizáveis e gestão de resíduos, enquanto o aspecto social engloba projetos com foco no desenvolvimento social e acessibilidade. No âmbito de governança, são promovidas jornadas de felicidade e alinhamento com as regras de saúde, segurança e sustentabilidade. A Rock World também visa a práticas sustentáveis diárias e garantia de segurança nos eventos, com respeito aos direitos humanos e regulamentos aplicáveis. Avanços em algumas metas já foram alcançados nos festivais de 2022 da Rock World, como a diversidade e acessibilidade dos eventos e o envolvimento de partes interessadas na política de sustentabilidade, bem como a formação e capacitação de pessoas, além da redução de resíduos em aterros.
Rock World avalia o seu nível de maturidade de ESG por meio de estudo da Deloitte e recebe boa classificação
A Rock World avaliou seu nível de maturidade de ESG por meio de um estudo realizado pela Deloitte e obteve uma boa classificação, com 3 pontos de 5 possíveis. Essa iniciativa é inédita no setor de eventos, onde a empresa se destaca por criar, produzir e organizar grandes festivais de música. O estudo foi dividido em três etapas: análise da maturidade de ESG, identificação dos temas importantes para os stakeholders e definição de metas sustentáveis. Através desse processo, a Rock World identificou áreas onde já está avançada, como gestão de resíduos e práticas de saúde e segurança do trabalho, e também áreas que requerem mais trabalho para fortalecer sua abordagem sustentável. Com base nos resultados do estudo, a empresa pode direcionar seus esforços e investimentos para as questões mais relevantes, fortalecendo seu relacionamento com os stakeholders e demonstrando seu compromisso genuíno com a responsabilidade e a evolução sustentável. Essa iniciativa destaca o compromisso da Rock World em construir um mundo melhor e a coloca em destaque no cenário de ESG, mostrando sua capacidade de fazer a diferença e gerar impactos positivos em toda a cadeia.
The Town 2023
Três dos cinco dias do festival The Town já estão esgotados, mas o público ainda pode adquirir ingressos para as datas em que Post Malone e Maroon 5 são headliners do Skyline. Os ingressos estão disponíveis por R$815 a inteira e R$407,50 a meia-entrada, sem cobrança de taxas adicionais. Cada CPF pode comprar até 04 ingressos por dia do festival, sendo permitida apenas 01 meia-entrada por dia, com a necessidade de comprovação da condição na hora do acesso ao evento. O pagamento pode ser feito apenas por cartão de crédito e pode ser parcelado em até 6 vezes sem juros, ou até 8 vezes sem juros para clientes dos cartões Itaú, Credicard ou Iti.
A seguir estão as atrações de cada dia disponível para venda:
2 de setembro: Post Malone, Demi Lovato, Iggy Azalea, MC Cabelinho, MC Hariel, MC Ryan SP, Racionais MCs & Orquestra Sinfônica de Heliópolis, Criolo & Planet Hemp, Orochi & Azzy, Tasha e Tracie & Karol Conka, Teto, Caio Luccas, Kayblack, Urias, Esperanza Spalding, Hermeto Pascoal, São Paulo Big Band, Alma Thomas, Batekoo Aka Freshprincedabahia X Jujuzl X Kiara X Mirands, Tropkillaz “10 Anos”, Osgemeos, “Uma Experiência”, Deekapz X Vhoor Klean Vs Klap, Forro Red Light e o Baile Encanado (Com Mestre Nico, Ella Voa E Furmiga Dub).
7 de setembro: Maroon 5, The Chainsmokers, Liam Payne, Ludmilla, Ne-Yo, Masego, Angelique Kidjo, Maria Rita, Marvvilla, Afrocidade, Larissa Luz, Hodari, Stanley Jordan, Ivan Lins, São Paulo Big Band, Paula Lima, Gop Tun vs 28room vs Diogo Strausz Live feat Julia Mestre, Shermanology, Kerri Chandler Live, Natasha Diggs Live Horn, L_cio Plants Live, Afterclapp x Shigara x Xaxim.