O Theatro Municipal do Rio de Janeiro celebra seu 115º aniversário neste domingo (14) com uma série de eventos gratuitos, abrindo suas portas para a população. Localizado em um majestoso edifício no centro da cidade, o teatro oferecerá uma programação diversificada que inclui concertos, dança, jazz e ópera, que retorna ao palco principal após quase três décadas.
A celebração deste ano faz parte de um esforço contínuo para democratizar o acesso à cultura. O Theatro Municipal tem se destacado por oferecer espetáculos gratuitos ou a preços simbólicos, além de apresentações durante a semana no horário do almoço, atraindo trabalhadores da região da Cinelândia.
“A tradição de abrir as portas em 14 de julho com uma programação gratuita reforça o compromisso do Theatro Municipal do Rio de Janeiro com a inclusão cultural. Este ano, como o aniversário cai em um domingo, é um programa imperdível,” afirmou Clara Paulino, presidente da fundação que administra o teatro.
Impacto na Economia Criativa
Eric Herrero, diretor artístico do Theatro Municipal, destaca a importância da instituição para a cultura e economia do Rio de Janeiro. “O Theatro Municipal tem sido palco para alguns dos maiores artistas do mundo e desempenha um papel crucial na formação de profissionais da arte”, disse Herrero, ressaltando a contribuição do teatro para a economia criativa do estado através da geração de empregos e do estímulo ao comércio local.
Estreia de Cantora Lírica Negra
A comemoração também será marcada pela estreia da cantora lírica negra Lorena Pires no palco do Theatro Municipal. Integrante da obra Il Trittico, de Giacomo Puccini, Lorena, de 24 anos, vê sua apresentação como um momento histórico em um espaço tradicionalmente dominado por artistas brancos. “Apresentar-me aqui é a realização de um sonho e uma vitória contra as barreiras impostas pelo racismo”, disse Lorena.
Programação Diversificada
As atividades começarão às 10h com uma apresentação da Banda dos Fuzileiros Navais em frente ao teatro. Às 11h, haverá uma visita guiada para 40 pessoas. Ao meio-dia, o Salão Assyrio receberá apresentações de dança da Escola Maria Olenewa e do balé do Theatro Municipal, com a Suíte Brasileira, para 150 espectadores.
Às 13h30, haverá outra apresentação da Escola Maria Olenewa no Salão Assyrio. Às 14h, a Camerata Jazz Brasil se apresentará no Foyer para 50 pessoas. Às 15h, a Orquestra Sinfônica Jovem de Bordeaux fará um concerto na escadaria externa do teatro, seguido por uma exposição fotográfica sobre a Itália nos teatros da América Latina.
O ponto alto do dia será a apresentação de Il Trittico às 17h. Antes disso, às 16h, haverá uma palestra sobre Giacomo Puccini para 100 pessoas.
Para participar, o público deve retirar senhas uma hora antes de cada evento. No caso da ópera, é necessário fazer a reserva antecipada pelo site do Theatro Municipal.