Em uma atmosfera festiva repleta de emoção, a escola de samba Tradição comemorou seus 39 anos de existência em um evento especial que reuniu todos os segmentos da agremiação. A celebração ocorreu na tarde do último domingo (1), na quadra da Vizinha Faladeira, localizada em Santo Cristo.
Raphaela Nascimento, que assumiu a gestão da Condor em 2015, expressou sua felicidade em comemorar mais um aniversário da escola e homenageou seu saudoso pai, Nésio Nascimento, destacando a importância do legado deixado por ele. A presidente enfatizou que embora desafiador, o trabalho em prol da escola é gratificante. Raphaela ressaltou ainda que a agremiação se mantém mais viva do que nunca e que seguirá comprometida em honrar a família Tradição fortalecendo sua história.
Durante a celebração foram apresentados ao público os protótipos das fantasias que a azul e branco de Campinho levará para a avenida no próximo carnaval. O desfile, sob o tema “Trono Negro”, idealizado pelo carnavalesco Leandro Valente, contará com 17 alas e terá como objetivo principal mostrar o poder e a força do povo negro.
Ao término da apresentação, Leandro Valente aproveitou para reforçar a importância do tema: “A luta anti racista é dever de todos. Ser humano é abrir palcos para vozes ecoarem suas lutas e narrarem suas histórias. Vamos contar a história dos grandes notáveis, mas também dos nossos pretos anônimos. No desfile da Tradição todos serão reis e rainhas”.
Apesar da festa de lançamento oficial do samba-enredo estar marcada para o próximo mês, mestre Átila e o presidente de bateria Dacopê proporcionaram um gostinho do que está por vir ao conduzir a bateria “Explosão de Elite” em uma pequena apresentação. Lico Monteiro, intérprete da agremiação, emocionou a todos os presentes com sua interpretação ao cantar “A tua benção rainha, bate forte o meu tambor, meu orgulho, minha cor”.
Em 2024, a Tradição ocupará o sétimo lugar na passarela do samba, na primeira noite de desfiles da Série Prata da Superliga Carnavalesca do Rio de Janeiro, apresentando o enredo “Trono Negro”, desenvolvido pelo talentoso carnavalesco Leandro Valente. A agremiação promete mais um desfile memorável que celebrará a cultura e a história negra com muito brilho e energia.