Donald Trump entrou para a história nesta quinta-feira (30) ao se tornar o primeiro ex-presidente dos Estados Unidos a ser condenado por um crime. Um júri de Nova York o considerou culpado de falsificar documentos para encobrir um suborno, visando silenciar uma atriz pornô antes da eleição de 2016.
Após dois dias de deliberações, os 12 membros do júri anunciaram unanimemente que Trump era culpado em todas as 34 acusações. A unanimidade era necessária para qualquer veredicto.
Trump observou os jurados sem expressar qualquer reação enquanto eles confirmavam o veredicto de culpado.
Sentença
O veredicto coloca os Estados Unidos em um território inexplorado às vésperas da eleição presidencial de 5 de novembro, na qual Trump, o candidato republicano, tentará reconquistar a Casa Branca do atual presidente democrata Joe Biden.
Aos 77 anos, Trump nega ter cometido irregularidades e deve recorrer da decisão. Ele pode enfrentar uma pena máxima de quatro anos de prisão, embora outros condenados por esse crime geralmente recebam sentenças mais brandas, como multas ou liberdade condicional. Mesmo encarcerado, Trump não estaria impedido de fazer campanha ou de assumir o cargo, caso vença.