A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, afirmou nesta quinta-feira (5) que a Justiça Eleitoral está empenhada em garantir que os eleitores afetados pela seca na Amazônia possam participar das eleições municipais de 6 de outubro. Com a estiagem severa atingindo o Amazonas, Pará e Acre, os tribunais regionais eleitorais (TREs) desses estados estão trabalhando para assegurar que todos os cidadãos tenham condições de votar.
A ministra destacou a importância de assegurar “a plena capacidade material de ir votar e exercer a sua cidadania plenamente, sem maiores consequências”, ressaltando os esforços dos TREs para superar os desafios logísticos impostos pela seca.
Durante a abertura da sessão no TSE, Cármen Lúcia expressou solidariedade às populações da Amazônia, que enfrentam uma das piores secas já registradas. “Nos solidarizamos com os povos da Amazônia. Esperamos que, como seres humanos, sejamos capazes de adotar condutas que nos ajudem a sair dessa condição de destruição causada pela ação humana”, afirmou.
O Dia da Amazônia, comemorado nesta quinta-feira, também foi marcado por atos de movimentos sociais em várias regiões do país, em defesa da floresta e das populações afetadas tanto por grandes empreendimentos quanto por eventos climáticos extremos, como a seca que compromete a vida de milhares de pessoas na região.