A agremiação carioca União do Parque Acari revelou o samba-enredo vencedor que apresentará em sua estreia na Marquês de Sapucaí no Carnaval de 2024. Em anúncio pelas redes sociais, a escola de samba do Complexo do Acari confirmou a parceria de número 5, dos compositores Jorginho Moreira, Alexandre Reis, Márcio de Deus, Professor Laranjo, Gigi da Estiva, Binho Araújo, Jr. Professor, Madalena, Odmar do Banjo, Raphael Krek e Telmo Augusto, campeão do concurso.
No próximo ano, a União do Parque Acari terá a honra de ser a primeira escola a desfilar na Série Ouro, marcando um momento histórico para a agremiação. O enredo escolhido para a estreia será uma homenagem aos 50 anos do lendário Bloco Ilê Aiyê, considerado o primeiro bloco afro do Brasil, enredo desenvolvido pelo carnavalesco André Tabuquine.
A escolha desse enredo promete trazer uma abordagem rica e culturalmente significativa para o Carnaval de 2024. O Bloco Ilê Aiyê desempenhou um papel crucial na promoção da cultura afro-brasileira e na celebração da diversidade, tornando-se um ícone importante no cenário cultural do país.
Reconhecido como patrimônio da cultura da Bahia, o bloco foi fundado por Antônio Carlos, o Vovô, em 1º de novembro de 1974, no bairro do Curuzu, em Salvador, e tem como objetivo lutar contra o racismo, além de dar representatividade às raízes africanas, divulgando a arte em geral, como a música e a dança.
Entusiasmado com o resultado, Raphael Krek, um dia compositores, declarou: “Todos estávamos muito ansiosos. A escola recebeu belíssimos sambas, pois escolheu um enredo maravilhoso e que com certeza irá brilhar grandemente na abertura dos desfiles da Marquês de Sapucaí.
Ficamos muito honrados e felizes em sermos contemplados com a vitória”.
Com o samba-enredo definido, o União do Parque Acari está determinado a criar um desfile inesquecível, que prestará uma justa homenagem a essa história e legado extraordinários. Com a energia e o comprometimento de sua equipe, a escola de samba promete emocionar o público e deixar uma marca indelével no Carnaval 2024.
Confira a letra do samba-enredo:
O brilho do luar africano
Ilumina a brancura da paz
Na sagrada Bahia
Nação herdeira dos ancestrais
Negritude, jóia do saber
Na visão do bem querer, a liberdade
Por igualdade contra o ato vil
Nasce o primeiro bloco afro do Brasil
O mais belo dos belos, tem o seu valor
No carnaval de Salvador
Ajeita o “black”, o rastafari, as tranças vão “bailar”
E veste a bata colorida pra lutar
Senzala de barro preto, carregada de axé Firma o ponto pros voduns… a fé
Desce a ladeira do curuzu
Abençoada por mãe Hilda Jitolú
Entoa o canto sideral
São cinquenta anos de legado cultural
Ê Deusa do ébano,
é noite de beleza negra
No Rio de Janeiro ressoa o tambor
Pro orgulho de Vovô
Que bloco é esse?
Lindo de se ver
Não me pegue não, deixe eu curtir o Ilê
Canta Parque Acari, meu maior tesouro
Cintilar teu pavilhão, é ouro
Vem no toque do ijexá, hoje vai ter xirê Para homenagear o bloco Ilê Aiyê