A Unidos de Padre Miguel já tem enredo para 2024. Com o enredo, “O redentor do sertão”, pela dupla de carnavalescos Édson Pereira, Lucas Milato e pelo pesquisador Leandro Thomas, a vermelha e branca de Padre Miguel, fará menção aos 179 anos do nascimento do Padre Cícero Romão, ou simplesmente “Padim Ciço”, como é carinhosamente apelidado pelo povo nordestino.
Com o vice-campeonato, no último carnaval, tentará o tão sonhado acesso ao Grupo Especial, que não desfila desde 1972.
O tema elaborado por Édson Pereira, Milato e Thomas, terá como tema principal, a figura de Cícero Romão, e fará uma viagem no imaginário místico e no imaginário popular. Neste enredo, serão contados causos, visões, além de milagres do presbítero cearense, exaltando também, a história do povo sertanejo, além de obras e caridades de Cícero Romão Batista, que em 2001, foi eleito pela TV Verdes Mares, como o Cearense do Século.
Entitulado pela igreja católica, como Servo de Deus, Padre Cícero, nasceu em 24 de Março de 1844, em Crato (CE) e morreu em 20 de julho de 1934, em Juazeiro do Norte (CE).
O carnavalesco Lucas Milato falou sobre o enredo:
“Trata-se de um enredo cuja narrativa traz uma visão sobre a vida de Padre Cícero e suas benfeitorias a partir do imaginário popular, usando diferentes representações da vida e obra do “Padim” e com três os sentimentos que irão guiar a nossa história: a fé, o medo e a esperança” cita o carnavalesco.
Édson Pereira também, falou sobre a narrativa:
“É com muita alegria e devoção, que a Unidos de Padre Miguel, desvenda o mistério e anuncia que Padre Cícero Romão Batista é o Redentor do Sertão ! Nesse dia especial em que Padre Cícero completa 179 anos, o presente é para a nossa Comunidade e para Nação Romeira de todo o Brasil”, afirma Pereira.
Nesta sexta-feira, o Padre Cícero faria, 179 anos. A data da divulgação do enredo da agremiação, coincide com o dia do nascimento do Cícero.