Começa nesta segunda-feira (7) a campanha nacional de vacinação contra a gripe. A meta do Ministério da Saúde é imunizar 90% dos grupos prioritários, como idosos, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e pessoas com comorbidades. A vacina é gratuita e está disponível nas unidades de saúde de todo o país.
Além dos principais grupos, também devem se vacinar:
- Profissionais de saúde, educação, segurança e transporte;
- Povos indígenas e população em situação de rua;
- Caminhoneiros, trabalhadores portuários e do transporte coletivo;
- Pessoas com deficiência permanente ou doenças crônicas;
- População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.
A campanha será dividida em duas etapas: nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, a vacinação ocorre agora no primeiro semestre. Já na Região Norte, devido ao chamado “inverno amazônico”, a imunização será realizada entre setembro e novembro.
A vacina protege contra três cepas do vírus influenza (H1N1, H3N2 e B) e pode ser aplicada junto a outras vacinas do calendário nacional. Segundo o ministério, ela reduz em até 70% o risco de casos graves e mortes.
Em 2025, foram adquiridas 73,6 milhões de doses. No ano passado, a cobertura vacinal ficou abaixo do ideal, com menos de 56% de adesão.
“O Ministério da Saúde reforça: vacinar é um ato de cuidado com você e com os outros. As vacinas são seguras, eficazes e salvam vidas.”