A Prefeitura de São Paulo deu início à vacinação contra mpox destinada a pessoas com HIV ou Aids que apresentam quadro de baixa imunidade. As doses estão disponíveis para maiores de 18 anos e serão administradas em duas etapas, com intervalo de quatro semanas entre cada aplicação.
Além disso, também estão aptas a se vacinar pessoas de 18 a 49 anos que trabalham diretamente com Orthopoxvírus em laboratórios com nível de biossegurança 3.
Os serviços de Atenção Especializada (SAE), que fazem parte da Rede Municipal Especializada em Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)/Aids, são responsáveis por administrar a vacinação. Para saber onde se vacinar, basta consultar a lista de endereços disponível na página da Secretaria Municipal de Saúde.
A mpox, também conhecida como varíola dos macacos, é caracterizada pelo surgimento de erupções cutâneas em diversas formas, como lesões, bolhas e crostas, podendo afetar todo o corpo, incluindo rosto, palmas das mãos e órgãos genitais. A transmissão ocorre principalmente através do contato direto com essas lesões.