Conhecida como a segunda governante a ficar mais tempo no poder, perdendo apenas para a longeva Elizabeth II, Victoria manteve uma relação inspiradora, porém quase apagada da história. O longa é estrelado por Ali Fazal, Judi Dench, Michael Gambon, Eddie Izzard, Tim Pigott-Smith (em seu último papel no cinema) e Adeel Akhtar, estreou no Festival Internacional de Cinema de Veneza em 3 de setembro de 2017.
Em Victoria & Abdul, Judi Dench interpreta a monarca na última fase de sua vida. A trama foca na sua relação com Abdul Karim (Ali Fazal), um jovem criado indiano que passa a servir a família real. Com roteiro baseado em diários da própria rainha e de Abdul, compilados no livro da autora Shrabani Basu, o filme mostra como a amizade da dupla foi construída, mesmo depois de tantos boatos e tentativas de apagamento desses fatos.
O filme foi indicado para Melhor Figurino (Consolata Boyle) e Melhor Maquiagem e Penteados (Daniel Phillips e Lou Sheppard) na 90ª. edição do Oscar, e Melhor Atriz em Filme – Musical ou Comédia (para Dench) no 75º Globo de Ouro.
No site do agregador de resenhas Rotten Tomatoes, o filme tem uma taxa de aprovação de 68% com base em 199 resenhas. O consenso crítico do site diz: “Victoria e Abdul reúne Dame Judi Dench com o papel da Rainha Vitória – que é tudo o que o drama de época precisa para superar sua narrativa desequilibrada.” No Metacritic, o filme tem uma pontuação média ponderada de 58 de 100, com base em 35 críticos, indicando “críticas mistas ou médias”.
Por: Vanderlei Tenório