A Unidos do Viradouro, campeã do carnaval do Rio de Janeiro em 2024, anunciou nesta segunda-feira (8) seu enredo para o desfile de 2025: “Malunguinho: O Mensageiro de Três Mundos”. Desenvolvido pelo carnavalesco Tarcísio Zanon, o enredo explorará a vida e a transformação de Malunguinho, uma figura histórica e espiritual afro-indígena.
A escola de samba de Niterói pretende conquistar seu quarto título com uma narrativa rica em história e cultura. Malunguinho, descrito como uma “entidade afro-indígena que se manifesta como Caboclo, Mestre e Exu/Trunqueiro”, foi um líder quilombola no século XIX, no estado de Pernambuco. Ele comandou o quilombo do Catucá, que foi um símbolo de resistência contra a opressão.
Perseguido por suas ações libertárias, João Batista, o Malunguinho, encontrou refúgio nas matas, onde aprendeu com os indígenas os segredos das ervas e da cura. Essa sabedoria fez com que ele se tornasse o “Mensageiro de Três Mundos: Mata, Jurema e Encruzilhada”.
A narrativa destacará Malunguinho como o guardião das chaves mágicas que libertam os cativos e protegem os necessitados. Ele é retratado como um guerreiro espiritual que utiliza a ciência dos pajés e os caminhos da cura para vencer seus inimigos e proteger os oprimidos. A Viradouro promete trazer essa história de força, resistência e espiritualidade para a Sapucaí, com a esperança de mais uma vitória.