O Volta Redonda conquistou o tão sonhado acesso à Série B do Campeonato Brasileiro. O feito não acontecia há 26 anos. Após a vitória sobre o Botafogo-PB, no último sábado (28), o Tricolor de Aço precisava de uma vitória do Remo-PA sobre o São Bernardo -SP, para garantir o acesso à segundona.
-E foi o que aconteceu. Aos 48 do primeiro tempo, Ytalo marcou o gol do Azulino, decretando a vitória dos paraenses, que assim como os fluminenses conquistaram uma vaga no segundo escalão do futebol nacional.
O Voltaço chegou aos 09 pontos, no quadrangular de acesso e assim como o Remo, não poderão ser mais alcançados na classificação.
SÉRIE C GRUPO A (Quadrangular do acesso)
1 Volta Redonda 9 pts
2 Remo 9 pts
3 São Bernardo FC (SP) 5 pts
4 Botafogo-PB 2 pts
O acesso do Volta Redonda à Série B do Campeonato Brasileiro marca um momento histórico para o clube, que vem consolidando seu espaço no futebol nacional. Após 26 anos batendo na trave , o clube se planejou, e enfim conseguiu a tão sonhada vaga na segunda divisão, trazendo orgulho para a torcida e para a cidade de Volta Redonda.
CAMPANHA
A campanha do Voltaço foi marcada pela persistência, e com a classificação nas últimas rodadas. O clube teve 10 vitórias, 04 empates e 05 derrotas. Terminando a primeira fase em 5° lugar, com 34 pontos em 57 disputados.
Na segunda fase, o Tigre conseguiu duas importantes vitórias, sobre o São Bernardo e o Botafogo-PB, e dois empates contra o Alvinegro Paraibano e o Remo, que lhes deram a classificação com mais tranquilidade na reta final do quadrangular do acesso.
No próximo sábado, o Voltaço fará seu último jogo da segunda fase, visando uma vaga na final da Série C. O jogo será contra o São Bernardo, no ABC Paulista, às 17h30.
Na outra chave, a situação está mais complicada. Pois, Athletic (MG), Londrina (PR) e Ferroviária de Araraquara (SP) estão com 07 pontos, separados apenas pelo saldo de gols. O Ypiranga de Erechim segue na quarta colocação, com um ponto a menos. Nesta chave, sairá o adversários de Remo ou Volta Redonda, na final da Série C.
CONQUISTA IMPORTANTE
Esse acesso também representa um marco para o futebol do interior do Rio de Janeiro, já que a última equipe fluminense a participar da competição, foi o Macaé em 2015, que fôra campeão da Série C na temporada anterior, mas devido à falta de apoio, acabou por fazer um péssima campanha, que culminou no seu rebaixamento.
Outra equipe fluminense a figurar na Série B, na história recente, foi o Duque de Caxias. O simpático clube da Baixada chegou a fazer uma boa campanha nas duas primeiras participações (2009, 2010) na competição. Mas assim como o Macaé, a falta de apoio fez com que o Tricolor também fosse rebaixado em 2011.
De lá pra cá, as participações das equipes, se resumem aos rebaixamentos de um dos quatro grandes, como Vasco e Botafogo, nos últimos anos.
Agora, com o retorno à Série B, o Volta Redonda terá novos desafios pela frente. O clube precisará manter o foco e continuar investindo em sua estrutura e elenco para se firmar na competição e, quem sabe, almejar voos ainda mais altos no futebol brasileiro.