Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) decolará nesta quarta-feira (2) do Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, com destino ao Líbano, para repatriar brasileiros em meio à escalada de violência no país. A operação, denominada “Raízes do Cedro”, foi autorizada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e deverá inicialmente trazer de volta 220 brasileiros que se encontram em Beirute, capital libanesa.
A aeronave KC-30 da FAB realizará escalas em Lisboa para reabastecimento, tanto na ida quanto na volta. Embora o governo ainda não tenha confirmado novos voos, espera-se que outras operações de resgate aconteçam nos próximos dias, dada a gravidade da situação.
O Líbano abriga a maior comunidade de brasileiros no Oriente Médio, com cerca de 21 mil residentes. A recente ofensiva israelense resultou na morte de dois adolescentes brasileiros, aumentando a urgência para a retirada. A equipe da FAB será composta por tripulantes operacionais e profissionais da área de saúde, incluindo médico, enfermeiro e psicólogo, preparados para prestar assistência durante a viagem.