O Web Summit, um dos maiores eventos de inovação e tecnologia do mundo, anunciou a cidade do Rio de Janeiro como a cidade escolhida para a primeira edição fora da Europa. Competindo com o Rio estavam Porto Alegre e Brasilía, que também haviam se candidatado. O evento acontecerá entre os dias 1º e 4 de maio de 2023, no Riocentro, e a organização espera reunir mais de 10 mil participantes, entre empresas e visitantes.
“Estamos muito satisfeitos em trazer um Web Summit para uma das cidades mais emblemáticas do mundo. Os investidores estão olhando para a América Latina, e para o Brasil em particular, atraídos pelas startups da região. O Rio é amplamente visto como um dos destinos mais ‘quentes’ para a indústria de tecnologia. É o lugar para se estar agora”, afirmou Paddy Cosgrave, fundador e CEO do evento.
O Brasil tem uma economia de tecnologia e startups em rápida expansão. É o lar de 21 unicórnios, e a reputação do Rio de Janeiro como hub de startups está ganhando reconhecimento internacional, observa Cosgrave. No ano passado, outras 10 companhias se tornaram unicórnios, enquanto as startups brasileiras alcançaram investimentos de US$ 9,4 bilhões — o triplo do arrecadado em 2020.
A escolha também é benéfica para o Rio de Janeiro, que vem se esforçando para ser reconhecido como uma cidade aberta à tecnologia e inovadora. Nesse sentido, trouxe grandes eventos na área nos últimos 12 meses, entre os quais o Rio Innovation Week, em janeiro, o Ethereum Rio, em março, e o Rio2C, em abril.
“O apoio de entidades públicas e privadas brasileiras foram essenciais. Estamos muito animados para continuar a expansão global do Web Summit, e mal podemos esperar para
acolher milhares de participantes, parceiros e expositores no Rio de Janeiro”, disse Artur Pereira, country manager do Web Summit para Portugal, que esteve envolvido nas negociações.
O Web Summit Rio fará parte do rol de eventos internacionais organizados pelo Web Summit, que inclui o Collision na América do Norte, RISE na Ásia, e a emblemática Web Summit, realizada em Lisboa em novembro, quando reúne um público de cerca de 70 mil pessoas.